Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3477
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
mariahelenamarquesloth.pdf12.22 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Silva, Amarildo Melchiades da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791022U0pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Rosana de-
dc.contributor.referee1Latteshttp:lattes.cnpq.brpt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Maria Cristina Araujo de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784896E6pt_BR
dc.creatorLoth, Maria Helena Marques-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4464935U6pt_BR
dc.date.accessioned2017-02-24T12:06:54Z-
dc.date.available2017-02-23-
dc.date.available2017-02-24T12:06:54Z-
dc.date.issued2011-08-05-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3477-
dc.description.abstractThe purpose of this work is to develop tasks that are characterized by constituting themselves in problem situations, guided by theoretical assumptions, with the main objective of stimulating the meanings production of students in the classroom. The mathematical structure underlying the problem situation involves the operations of addition and subtraction in the natural numbers. The development process focused on the prototype production in tasks set whose analysis the potential was through a field survey in order to investigate the meanings produced by the subjects of research for the proposed tasks.. The research is characterized by a qualitative research and data collection was done from the tasks submission to two students pairs and has also used in a class of 6th year . Readings about the meanings production of these students has been developed with reference to the model of semantic fields. The educational product developed from this proposed work is a task that can be used in class for the 6th year of elementary school, and that based on the prototype, the teacher can prepare new taskspt_BR
dc.description.resumoO propósito deste trabalho é desenvolver tarefas que se caracterizam por se constituírem em situações-problema, orientadas por pressupostos teóricos, com o objetivo principal de estimular a produção de significados de estudantes em sala de aula. A estrutura matemática subjacente à situação- problema envolve as operações de adição e subtração de números naturais. O processo de elaboração teve como foco a produção de um protótipo de um conjunto de tarefas cuja análise de sua potencialidade se deu através de uma pesquisa de campo com a finalidade de investigar os significados produzidos pelos sujeitos de pesquisa para as tarefas propostas. A pesquisa caracteriza-se por uma abordagem qualitativa de investigação, e a coleta de dados foi feita a partir da submissão das tarefas a duas duplas de alunos e, também, pela aplicação em uma turma do 6o ano. A leitura da produção de significados desses alunos foi desenvolvida tomando como referência o Modelo dos Campos Semânticos. O produto educacional elaborado a partir desse trabalho é uma proposta de tarefas que podem ser utilizadas em sala de aula do 6º ano do Ensino Fundamental e que podem servir de protótipo para a elaboração de novas tarefas pelo professor.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICE – Instituto de Ciências Exataspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educação Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Matemáticapt_BR
dc.subjectProdução de significadospt_BR
dc.subjectAritméticapt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectProduto educacionalpt_BR
dc.subjectMathematics Educationpt_BR
dc.subjectMeaning Productionpt_BR
dc.subjectArithmeticpt_BR
dc.subjectElementary Schoolpt_BR
dc.subjectEducational Productpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.titleUma investigação sobre a produção de tarefas aritméticas para o 6º ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Educação Matemática (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.