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dc.contributor.advisor1Perlatto, Fernando-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4759445Z4pt_BR
dc.contributor.referee1Magaldi, Carolina Alves-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4730573J0pt_BR
dc.contributor.referee2Sousa, Diogo Tourino de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4771124T9pt_BR
dc.creatorAlmeida, Leonardo Alexandrino de-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4334926Z2pt_BR
dc.date.accessioned2017-03-10T14:12:53Z-
dc.date.available2017-03-09-
dc.date.available2017-03-10T14:12:53Z-
dc.date.issued2016-07-18-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3615-
dc.description.abstractThis master’s degree dissertation was developed at the Professional Master’s Degree in Management and Assessment of Public Education (PPGP) of the Center for Public Policy and Education Assessment of the Federal University of Juiz de Fora (CAEd / UFJF). The management case study discussed the information management (IM) and knowledge management (KM) on the advanced campus of UFJF in the city of Governador Valadares (UFJF-GV) in the second half of 2012. The overall objective of the study is to analyze the processes and possible obstacles to information management and knowledge management in UFJF-GV. The specific objectives are: to describe the processes and difficulties of information management and organizational knowledge management on the UFJF campus in Governador Valadares; to analyze the processes and possible obstacles in information management and knowledge management in UFJF-GV; to propose an Educational Action Plan (EAP) to improve information management processes and organizational knowledge management adopted on the UFJF campus in Governador Valadares. From the observations in the daily work and the preparation of the triennial report of self-evaluation committee there have been found many problems that show little organization in relation to information and organizational knowledge. Thus, we assume that the process of expansion of UFJF in recent years occurred in a poorly organized way, leading to the emergence of numerous problems, that the management practice in the unit does not observe the importance of information and knowledge in contemporary society and that the unit does not make use of the IM and KM methods in its organizational routine. For the development of the dissertation, we utilized qualitative research, aiming to analyze how the management of information and knowledge on campus takes place and their main obstacles. As research tools, we utilized bibliographical and documentary research, semi-structured interviews with professionals who work in end and middle activities and a survey to the heads of departments and coordinators of the courses offered in the unit. As a result of the research, we noted that the process of implementing the advanced campus took place in a complex context and of little planning, causing numerous problems, among which we highlight the difficulties of managing information and knowledge. Among the interviewed professionals, there is the perception of the importance of information and knowledge as valuable assets to the unit and the urgent need to systematize the information management processes and management of organizational knowledge. Finally, we propose a series of actions in order to implement information and knowledge management at UFJF, starting with the GV campus.pt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso de gestão estudado discutiu a gestão da informação e a gestão do conhecimento no campus da UFJF implantado na cidade de Governador Valadares (UFJF-GV) no segundo semestre de 2012. O objetivo geral do trabalho é analisar os processos e possíveis entraves na gestão da informação e gestão do conhecimento na UFJF-GV. Os objetivos específicos são: descrever os processos e dificuldades da gestão da informação e da gestão do conhecimento organizacional no campus da UFJF em Governador Valadares; analisar os processos e possíveis entraves na gestão da informação e na gestão do conhecimento na UFJF-GV; propor um Plano de Ação Educacional (PAE) para aprimorar os processos de gestão da informação e gestão do conhecimento organizacional adotados no campus da UFJF em Governador Valadares. A partir das observações no cotidiano profissional e da elaboração do relatório trienal de autoavaliação da Comissão Própria de Avaliação (CPA) foram verificados diferentes problemas que demonstram pouca organização em relação às informações e ao conhecimento organizacional. Desta forma, assumimos que o processo de expansão da UFJF nos últimos anos ocorreu de forma pouco organizada, propiciando o surgimento de inúmeros problemas, que a prática de gestão na unidade não observa a importância da informação e do conhecimento na sociedade contemporânea e a unidade não lança mão das metodologias de GI e GC no cotidiano organizacional. Para desenvolvimento do trabalho, utilizamos uma pesquisa qualitativa, buscando analisar como ocorre a gestão da informação e a gestão conhecimento no campus e os principais obstáculos. Como instrumentos utilizamos pesquisa bibliográfica e documental, entrevistas semiestruturadas com servidores que atuam nas atividades fim e meio e um questionário aplicado aos chefes de departamentos e coordenadores dos cursos ofertados na unidade. Como resultado da pesquisa, observamos que o processo de implantação do campus se deu em um contexto complexo e de pouco planejamento, acarretando inúmeros problemas, entre os quais destacam-se as dificuldades de gestão da informação e do conhecimento. Entre os atores entrevistados, observa-se a percepção da importância da informação e do conhecimento como ativos valiosos para a unidade e a urgente necessidade de sistematizar os processos de gestão da informação e de gestão do conhecimento organizacional. Por fim, propomos uma série de ações com objetivo de implementar a gestão da informação e a gestão do conhecimento na UFJF, iniciando pelo campus GV.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Gestão e Avaliação em Educação Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGestão do conhecimentopt_BR
dc.subjectGestão da informaçãopt_BR
dc.subjectUFJFpt_BR
dc.subjectKnowledge managementpt_BR
dc.subjectInformation managementpt_BR
dc.subjectUFJFpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleGestão da informação e gestão do conhecimento: o caso do campus da UFJF em Governador Valadarespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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PROQUALI - Dissertações



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