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dc.contributor.advisor1Loundo, Dilip-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783911Z8pt_BR
dc.contributor.referee1Andrade, Clodomir-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784573P9pt_BR
dc.contributor.referee2Novaes, Roberto-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4786404P9pt_BR
dc.creatorSilva, Hugo José Mesquita da-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4318109E4pt_BR
dc.date.accessioned2017-03-18T11:48:41Z-
dc.date.available2017-03-16-
dc.date.available2017-03-18T11:48:41Z-
dc.date.issued2016-07-19-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3698-
dc.description.abstractThe present work aims to investigate how the Mūlamadhyamakakārikā (Fundamental Verses of The Middle Way) – major work of the philosopher Nāgārjuna, one of the major Mahāyāna Buddhist thinkers and founder of the Mādhyamika school (“School of the Middle Way”), who lived in the II century C.E – is structured as a pedagogical-soteriological expedient, that is, an upāya, which utilizes fundamentally rational devices for a systematic elimination of mistakes of the aspirants of the Buddhist way, in order to liberate them from the condition of suffering which characterizes existence based on ignorance (avidyā). Therefore, it requires a genealogy of the notion of upāya in the IndianBuddhist civilizational context.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo investigar como o Mūlamadhyamakakārikā (Versos Fundamentais do Caminho do Meio) – obra central de Nāgārjuna, um dos maiores pensadores do Budismo Mahāyāna e fundador da escola Mādhyamika (“Escola do Caminho do Meio”), que viveu no século II d.C – se estrutura enquanto um estratagema pedagógico-soteriológico, isto é, um upāya, que lança mão de recursos fundamentalmente racionais para uma sistemática eliminação de erros dos aspirantes ao caminho budista, a fim de que eles possam se libertar da condição de sofrimento que caracteriza a existência calcada na ignorância (avidyā). Para tanto, se faz necessária uma genealogia da noção de upāya no contexto civilizacional indiano-budista.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICH – Instituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ciência da Religiãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBudismopt_BR
dc.subjectNāgārjunapt_BR
dc.subjectMahāyānapt_BR
dc.subjectUpāyapt_BR
dc.subjectBuddhismpt_BR
dc.subjectNāgārjunapt_BR
dc.subjectMahāyānapt_BR
dc.subjectUpāyapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.titleA noção de upāya no budismo Mahāyāna e o Mūlamadhyamakakārikā de Nāgārjunapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Ciência da Religião (Dissertações)



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