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dc.contributor.advisor1Berkenbrock, Volney José-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708342D2pt_BR
dc.contributor.referee1Brandão, Carlos Rodrigues-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780720Y4pt_BR
dc.contributor.referee2Vasconcellos, Gilberto Felisberto-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787792E4pt_BR
dc.creatorBarbosa, Ana Luísa Morais-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4319402A6pt_BR
dc.date.accessioned2017-03-18T12:16:21Z-
dc.date.available2017-03-17-
dc.date.available2017-03-18T12:16:21Z-
dc.date.issued2016-06-14-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3737-
dc.description.abstractThe aim of this thesis is to analyse the Brazilian popular religiosity according to Luís da Câmara Cascudo’s reflections about superstition. From the analysis of the book Religion in People (1974), mainly, it is intended to understand how the logic of superstition is present and, at the same time, how it is the characterizing unit of all existing religiousness since Brazil’s formation as a colony of Portugal. In order to do that, the conception of the term “popular teology”, proposed by Câmara Cascudo, was analysed and linked to his notions of superstition. Historical facts from the beginning of the colonization process and the subsequent implementation of the Catholic Church in Brazil will be resumed through a literature review. To this end, several authors, responsible mainly for Christianity theology study, were used. It is crucial for this study the analysis of the logic responsible for maintaining the peculiarity of Brazilian people’s religious behavior, which was developed by and parallel to the recognitions of the Catholic Church.pt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação tem como principal objetivo analisar a religiosidade popular brasileira a partir das reflexões de Luís da Câmara Cascudo sobre a superstição. Com a análise do livro Religião no Povo (1974), principalmente, pretende-se compreender como a lógica da superstição se faz presente e, ao mesmo tempo, consiste na unidade caracterizadora das diversas religiosidades existentes desde a formação do Brasil como colônia de Portugal. Para isso, buscou-se analisar a concepção do termo “teologia popular”, proposto por Câmara Cascudo, vinculado às suas noções da superstição. Por meio de revisão bibliográfica serão retomados fatos históricos do início do processo de colonização e da consequente implantação da Igreja Católica no Brasil. Para tal, diversos autores responsáveis, principalmente, pelo estudo da Teologia da Cristandade, foram utilizados. Fundamental se faz para este estudo, então, a análise da lógica responsável por manter a peculiaridade do comportamento religioso do povo brasileiro que se desenvolveu mediante e paralelo às oficializações propostas pela Igreja Católica.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICH – Instituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ciência da Religiãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectReligiosidade popularpt_BR
dc.subjectSuperstiçãopt_BR
dc.subjectLuís da Câmara Cascudopt_BR
dc.subjectPopular religiositypt_BR
dc.subjectSuperstitionpt_BR
dc.subjectLuís da Câmara Cascudopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.titleDeus explicado, é deus diminuído - da superstição à teologia popular : um estudo da religião no povo em Luís da Câmara Cascudopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Ciência da Religião (Dissertações)



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