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dc.contributor.advisor1Borges, Célia Maia-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.contributor.referee1Azzi, Riolando-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787509J2pt_BR
dc.contributor.referee2Daibert Júnior, Robert-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4760097U7pt_BR
dc.creatorBrion, Ioneide Maria Piffano-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4710276J9pt_BR
dc.date.accessioned2017-03-22T12:41:29Z-
dc.date.available2017-03-21-
dc.date.available2017-03-22T12:41:29Z-
dc.date.issued2009-03-13-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3810-
dc.description.abstractThe object of this dissertation is to make a study of the construction and redefinition of the identity of women belonging to the Pious Union of the Daughters of Mary in Juiz de Fora and neighbor cities, in the time between 1907 and 1954, during the process named Romanization initiated by the Catholic Church in Brazil. The first chapter offers a view on the origin of this laic catholic group in Europe and Brazil. It discusses the roll performed by the Pious Union organization inside the context of the Romanization and the clergy's speech on the social roll of women. The second chapter relates the functioning of the association and the internal rules which govern the lives of the associated and also the moral control inflicted upon the Daughters of Mary. In the third chapter the relation between normative and life is approached in order to search for evidences on how the rules of the association were internalized and put on relativity by the members of the Pious Union of the Daughters of Mary.pt_BR
dc.description.resumoO objeto desta dissertação é um estudo da construção e da redefinição da identidade das mulheres integrantes da Pia União das Filhas de Maria, em Juiz de Fora e cidades vizinhas, no período compreendido entre 1907 a 1954, no processo denominado de romanização instaurado pela Igreja Católica no Brasil. O primeiro capítulo fornece um panorama sobre a origem deste grupo leigo católico na Europa e no Brasil. Discute o papel desempenhado pela organização da Pia União no contexto da romanização e o discurso do clero sobre o papel social da mulher. O segundo capítulo discorre sobre o funcionamento da associação e as normas internas que regem a vida das associadas bem como o controle moral exercido sobre as Filhas de Maria. No terceiro capítulo é abordada a relação entre o normativo e o vivido buscando evidenciar como as normas da associação foram internalizadas e relativizadas pelas participantes da Pia União das Filhas de Maria.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICH – Instituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ciência da Religiãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCatolicismopt_BR
dc.subjectFemininopt_BR
dc.subjectRepúblicapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.titleAs filhas de Maria: uma história social da Pia Uniãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Ciência da Religião (Dissertações)



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