Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3811
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
marcoantoniobarrosofaria.pdf836.5 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Dissertação
Título: Vida e criação: a religião em Bergson
Autor(es): Faria, Marco Antonio Barroso
Primeiro Orientador: Rodríguez, Ricardo Vélez
Membro da banca: Araújo, Paulo Afonso de
Membro da banca: Silva, Adelmo José da
Resumo: Criado a partir da observação do tempo, o método intuitivo seria o único capaz de dar conta dos paradoxos da duração. Bergson coloca a intuição como ponto radical da possibilidade de existência da filosofia. Da reflexão sobre o tempo, duração, Bergson parte para o exame do método aplicado à metafísica. O entendimento do pensamento sobre a religião em Henri Bergson não passa somente pela compreensão de sua obra As duas fontes da moral e da religião. Situar as possibilidades de conhecimento do ser humano no cosmo que o rodeia e mostrar o lugar do humano na história da vida são, por sua vez, os objetivos da obra A evolução criadora. É ao próprio ato da criação espiritual que Bergson pretende chegar em seu livro. Enfocando a religião pela ótica de sua filosofia, tentaria Bergson demonstrá-la como um passo natural da evolução do espírito na caminhada do élan vital. No pensamento bergsoniano, a religião é uma conseqüência da vida
Abstract: Créé d’après l'observation du temps, la méthode intuitive serait la seule capable pour donner billet des paradoxes de la durée. Bergson met l'intuition comme point radical de la possibilité d'existence de la philosophie. De la réflexion sur le temps, durée, Bergson part pour l'examen de la méthode appliquée à la métaphysique. La compréhension de la pensée sur la religion chez Henri Bergson ne fait pas seul aller par la compréhension de son travail Les deux sources de la morale et de la religion. Pour placer les possibilités de la connaissance de l'être humain dans le cosmos qui l'entoure et afficher la place de l'être humain dans l'histoire de la vie sont, pour son temps, les objectifs de son travail L'évolution créative. C'est à la propre action de la création spirituelle que Bergson projette d'arriver dans son livre. En concentrant la religion par les optiques de sa philosophie, Bergson essaierait de la démontrer comme un pas naturel de l'évolution de l'esprit dans la promenade de l'élan vital. Dans la pensée bergsonienne la religion est une conséquence de la vie.
Palavras-chave: Bergson
Intuição
Duração
Vida
Misticismo
Bergson
Intuition
Durée
Vie
Mysticisme
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: ICH – Instituto de Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-graduação em Ciência da Religião
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3811
Data do documento: 11-Fev-2009
Aparece nas coleções:Mestrado em Ciência da Religião (Dissertações)



Os itens no repositório estão protegidos por licenças Creative Commons, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.