Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3865
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
raquelsantoslombardi.pdf1.14 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Silva, Marta Cristina da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700453Y5pt_BR
dc.contributor.referee1Hemais, Barbara Jane Wilcox-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4559732D1pt_BR
dc.contributor.referee2Magalhães, Tânia Guedes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4705769T0pt_BR
dc.creatorLombardi, Raquel Santos-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4226096P6pt_BR
dc.date.accessioned2017-03-27T17:41:47Z-
dc.date.available2017-03-24-
dc.date.available2017-03-27T17:41:47Z-
dc.date.issued2014-03-21-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3865-
dc.description.abstractThis work aims at investigating how oral production is presented in an English textbook approved by PNLD (Programa Nacional do Livro Didático – 2011: Língua Estrangeira Moderna) under the perspective of genre theories (socio-discursive and sociorhetoric approaches) and the New Literacy Studies. Through a documentary research, we analyze the activities of oral production of the four textbooks of the collection in order to ascertain whether they are guided properly by the notion of genre, if there is diversity of oral genres beyond prefabricated dialogues, and if the genres are explored both in terms of their language and sociocultural dimension, presenting, thus, well-defined communicative purposes. We also observe if such activities are ways to promote, in any way, the literacy of the student, providing the learners with conditions to familiarize themselves with situations that point to their social practices outside the classroom. The results indicate the predominance of an oralization of writing, leading us to conclude that the activities, despite presenting some oral genres, are not properly anchored in the notion of genre, not being able to clearly provide the development of literacies in foreign language.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem por objetivo investigar como é tratada a produção oral em um livro didático de Língua Inglesa aprovado pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) – 2011: Língua Estrangeira Moderna, sob a ótica de teorias de gêneros (abordagens sociodiscursivas e sociorretóricas) e dos Novos Estudos do Letramento. Através de pesquisa documental, analisamos as atividades de produção oral de todos os quatro livros da coleção, tendo em vista verificar se elas se orientam adequadamente pela noção de gênero, se há diversidade de gêneros orais para além de diálogos pré-fabricados e se os gêneros são explorados tanto em termos de sua dimensão linguística quanto sociocultural, apresentando, dessa forma, propósitos comunicativos bem definidos. Observamos, ainda, se tais atividades se apresentam como formas capazes de promover, de alguma maneira, o letramento do aluno, dando condições aos aprendizes de se familiarizarem com situações que apontem para suas práticas sociais fora da sala de aula. Os resultados sinalizam para a predominância de uma oralização da escrita, levando-nos a concluir que as atividades, apesar de apresentarem alguns gêneros orais, não se ancoram adequadamente na noção de gênero, não propiciando, de forma clara, o desenvolvimento de letramentos na língua estrangeira.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Letras: Linguísticapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGênerospt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectProdução oralpt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectGenrespt_BR
dc.subjectLiteracypt_BR
dc.subjectOral productionpt_BR
dc.subjectTextbookpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApt_BR
dc.titleA produção oral sob a perspectiva dos gêneros textuais e do letramento no livro didático de língua inglesapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Linguística (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.