https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/4025| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| marinadutravieira.pdf | 2.24 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
| Clase: | Dissertação |
| Título : | Uma proposta de trabalho didático com a geometria projetiva |
| Autor(es): | Vieira, Marina Dutra |
| Orientador: | Detoni, Adlai Ralph |
| Miembros Examinadores: | Coelho, Flavio de Souza |
| Miembros Examinadores: | Escher, Marco Antônio |
| Resumo: | O presente texto estrutura estudos realizados em torno da Geometria Projetiva. O trabalho traz resultados de um estudo histórico sobre a Geometria Projetiva e uma revisão bibliográfica sobre o ensino de Geometria no Brasil. O objetivo é enfatizar o papel de práticas curriculares alternativas, inclusive as que premiam o uso de recursos da tecnologia computacional. A partir daí, é elaborada uma pesquisa que propõe um trabalho didático que une conceitos projetivos e geometria feita com a mediação de softwares gráficos. Assim, constitui-se uma questão: COMO A GEOMETRIA PROJETIVA PODE SER UMA PRESENÇA CURRICULAR, A PARTIR DE SUA PRESENÇA NA FORMAÇÃO DO LICENCIANDO EM MATEMÁTICA? São esboçadas ideias metodológicas dentro do escopo da Fenomenologia, com as quais apronta-se uma pesquisa de campo, com posteriores tratamentos de dados e análises abarcando a experiência de licenciandos sobre atividades especialmente desenhadas. As análises permitem discussões que estabelecem uma síntese sobre a questão constituída. Nosso estudo levantou possibilidades para a inclusão da Geometria Projetiva em práticas curriculares em escolas. |
| Resumen : | This dissertation structures a study on Projective Geometry, presenting results of a historical study on Projective Geometry and a bibliographical revision on the teaching of Geometry in Brazil. The objective is to emphasize alternative curricular practices, including those rewarding the use of computational technology resources. Hence, this study suggests a didactic intervention that unites projective concepts and geometry made with the mediation of graphic software. Thus, an issue arises: HOW CAN PROJECTIVE GEOMETRY BE A CURRICULAR PRESENCE, SINCE ITS PRESENCE IN THE TRAINING OF LICENSING IN MATHEMATICS? Methodological ideas are outlined within the scope of the Phenomenology, from which a field research is then elaborated and with later data processing and analysis covering the experience of subjects graduated on specially designed activities. The assessments made allow conclusions that establish a synthesis on the indicated issue. Our study highlights possibilities on how Projective Geometry may be applied in curricular practices in schools. |
| Palabras clave : | Geometria projetiva Geogebra Currículo Fenomenologia Projective Geometry Geogebra Curriculum Phenomenology |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
| Sigla de la Instituición: | UFJF |
| Departamento: | ICE – Instituto de Ciências Exatas |
| Programa: | Programa de Pós-graduação em Educação Matemática |
| Clase de Acesso: | Acesso Aberto |
| URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/4025 |
| Fecha de publicación : | 22-dic-2016 |
| Aparece en las colecciones: | Mestrado Profissional em Educação Matemática (Dissertações) |
Los ítems de DSpace están protegidos por licencias Creative Commons, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.
