https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/4064
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
henriquemoraeskopke.pdf | 3.41 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Clase: | Dissertação |
Título : | Anima Scribens: possibilidades para o desenvolvimento de partituras do movimento animado |
Autor(es): | Kopke, Henrique Moraes |
Orientador: | Brum, Alessandra Souza Melett |
Miembros Examinadores: | Gallo, Sérgio Nesteriuk |
Miembros Examinadores: | Melo, Luis Alberto Rocha |
Resumo: | Tendo em vista as iniciativas governamentais de fomento para a criação de um parque industrial, aliando o conteúdo independente e canais da televisão-paga, a produção nacional de series de animação e longas-metragens alcançou um patamar sólido, propiciando uma demanda por conteúdo animado capaz de gerar empregos e posicionar o produto audiovisual brasileiro de forma competitiva no mercado nacional e internacional. Frente a esta recente configuração do setor do cinema de animação no Brasil e tomando como base as peculiaridades de uma produção animada em detrimento aquela que utiliza atores reais, buscou-se investigar e conciliar os diferentes princípios e métodos que regem a criação e a escrita do movimento. No campo da dança/teatro, pesquisaram-se os estudos de Rudolph Laban na criação de seu sistema de análise do movimento e labanotação, como também as características da expressão corporal animada presente no cinema de animação de Richard Williams, que delimita e exemplifica conceitos teóricos e práticos. Esta pesquisa, portanto, centrou-se em investigar as possibilidades de dinamização da produção de conteúdo animado nacional em escala industrial. |
Resumen : | In view of the government initiatives to promote the creation of an industrial park, combining the independent content and television-paid channels, the domestic production of animated series and feature films reached a solid level, providing a demand for animated content can to create jobs and position the Brazilian audiovisual product competitive in the national and international market. Faced with this latest animated film industry configuration in Brazil and building on the peculiarities of an animated production over one that uses real actors, we sought to investigate and reconcile the different principles and methods governing the creation and writing movement. In the field of dance / theater, Rudolph Laban studies were researched on creating your movement analisys system and labanotation, as well as the characteristics of the animated body language present in the Richard Williams animation film, which defines and exemplifies theoretical concepts and practical. This research therefore focused on investigating the dynamic possibilities of the national animated content production on an industrial scale. |
Palabras clave : | Animador-operário Movimento Notação Labanotação Animanotação Animator-Worker Movement Notation Labanotation Animationation |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla de la Instituición: | UFJF |
Departamento: | IAD – Instituto de Artes e Design |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Artes |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/4064 |
Fecha de publicación : | 31-mar-2015 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado em Artes, Culturas e Linguagens (Dissertações) |
Los ítems de DSpace están protegidos por licencias Creative Commons, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.