https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/407| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| rodrigodealmeidamarques.pdf | 803.45 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
| Type: | Dissertação |
| Title: | Uma proposta de ensino de matemática para o EJA a partir dos códigos de barras |
| Author: | Marques, Rodrigo de Almeida |
| First Advisor: | Mazorche, Sandro Rodrigues |
| Referee Member: | Ferreira, Francinildo Nobre |
| Referee Member: | Louza Junior, Nelson Dantas |
| Resumo: | Este trabalho visa apresentar uma visão geral dos Códigos de Barras, e associá-los a conceitos matemáticos como: produto escalar e divisão euclidiana. A partir daí evidenciar uma matemática básica aplicada nos códigos de barras, com o principal objetivo de atração e motivação, essencialmente dos estudantes do Educação dos Jovens e Adultos (EJA), uma proposta relacionada a atividades em sala de aula. Nossas expectativas com este trabalho é que possamos motivar mais os alunos, e assim contribuir para melhorar o processo de ensino aprendizagem. |
| Abstract: | This paper presents an overview of bar codes , and associate them with mathematical concepts such as dot product ; Euclidean division. From then show a basic math applied to bar codes, with the main objective of attraction and motivation, mainly students of the Youth Education and Adults (EJA) , a proposal related to activities in the classroom . Our expectations with this work is that we can encourage more students , and thus contribute to better the teaching and learning process. |
| Keywords: | Códigos de barras EJA Ensino de Matemática Barcode EJA Teaching of Mathematics |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
| Language: | por |
| Country: | Brasil |
| Publisher: | Universidade Federal de Juiz de Fora |
| Institution Initials: | UFJF |
| Department: | ICE – Instituto de Ciências Exatas |
| Program: | Mestrado Acadêmico em Matemática |
| Access Type: | Acesso Aberto |
| URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/407 |
| Issue Date: | 22-Apr-2015 |
| Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT (Dissertações) |
Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
