https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/407
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
rodrigodealmeidamarques.pdf | 803.45 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Clase: | Dissertação |
Título : | Uma proposta de ensino de matemática para o EJA a partir dos códigos de barras |
Autor(es): | Marques, Rodrigo de Almeida |
Orientador: | Mazorche, Sandro Rodrigues |
Miembros Examinadores: | Ferreira, Francinildo Nobre |
Miembros Examinadores: | Louza Junior, Nelson Dantas |
Resumo: | Este trabalho visa apresentar uma visão geral dos Códigos de Barras, e associá-los a conceitos matemáticos como: produto escalar e divisão euclidiana. A partir daí evidenciar uma matemática básica aplicada nos códigos de barras, com o principal objetivo de atração e motivação, essencialmente dos estudantes do Educação dos Jovens e Adultos (EJA), uma proposta relacionada a atividades em sala de aula. Nossas expectativas com este trabalho é que possamos motivar mais os alunos, e assim contribuir para melhorar o processo de ensino aprendizagem. |
Resumen : | This paper presents an overview of bar codes , and associate them with mathematical concepts such as dot product ; Euclidean division. From then show a basic math applied to bar codes, with the main objective of attraction and motivation, mainly students of the Youth Education and Adults (EJA) , a proposal related to activities in the classroom . Our expectations with this work is that we can encourage more students , and thus contribute to better the teaching and learning process. |
Palabras clave : | Códigos de barras EJA Ensino de Matemática Barcode EJA Teaching of Mathematics |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora |
Sigla de la Instituición: | UFJF |
Departamento: | ICE – Instituto de Ciências Exatas |
Programa: | Mestrado Acadêmico em Matemática |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/407 |
Fecha de publicación : | 22-abr-2015 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT (Dissertações) |
Los ítems de DSpace están protegidos por licencias Creative Commons, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.