Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/407
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
rodrigodealmeidamarques.pdf803.45 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Dissertação
Título : Uma proposta de ensino de matemática para o EJA a partir dos códigos de barras
Autor(es): Marques, Rodrigo de Almeida
Orientador: Mazorche, Sandro Rodrigues
Miembros Examinadores: Ferreira, Francinildo Nobre
Miembros Examinadores: Louza Junior, Nelson Dantas
Resumo: Este trabalho visa apresentar uma visão geral dos Códigos de Barras, e associá-los a conceitos matemáticos como: produto escalar e divisão euclidiana. A partir daí evidenciar uma matemática básica aplicada nos códigos de barras, com o principal objetivo de atração e motivação, essencialmente dos estudantes do Educação dos Jovens e Adultos (EJA), uma proposta relacionada a atividades em sala de aula. Nossas expectativas com este trabalho é que possamos motivar mais os alunos, e assim contribuir para melhorar o processo de ensino aprendizagem.
Resumen : This paper presents an overview of bar codes , and associate them with mathematical concepts such as dot product ; Euclidean division. From then show a basic math applied to bar codes, with the main objective of attraction and motivation, mainly students of the Youth Education and Adults (EJA) , a proposal related to activities in the classroom . Our expectations with this work is that we can encourage more students , and thus contribute to better the teaching and learning process.
Palabras clave : Códigos de barras
EJA
Ensino de Matemática
Barcode
EJA
Teaching of Mathematics
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: ICE – Instituto de Ciências Exatas
Programa: Mestrado Acadêmico em Matemática
Clase de Acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/407
Fecha de publicación : 22-abr-2015
Aparece en las colecciones: Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT (Dissertações)



Los ítems de DSpace están protegidos por licencias Creative Commons, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.