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dc.contributor.advisor1Pifano, Raquel Quinet de Andrade-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4796319Y5pt_BR
dc.contributor.referee1Ramos, Maria Lucia Bueno-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4769684J2pt_BR
dc.contributor.referee2Aguilar, Nelson Alfredo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787411Z6pt_BR
dc.contributor.referee3Zago, Renata Cristina de Oliveira Maia-
dc.contributor.referee3Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4121203E6pt_BR
dc.contributor.referee4Freitas, Rosana Pereira de-
dc.contributor.referee4Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4769462P9pt_BR
dc.creatorLamoia, Milena Guerson-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4221916Z8pt_BR
dc.date.accessioned2016-01-25T17:41:18Z-
dc.date.available2016-01-15-
dc.date.available2016-01-25T17:41:18Z-
dc.date.issued2015-06-08-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/420-
dc.description.abstractThe theme of this masters dissertation is the joint study of Maria Helena Vieira da Silva and Arpad Szenes´s work, artists who were a couple, active in the context of the modern École de Paris, having lived exiled in Brazil during the 1940s, due to the Second World War. Vieira da Silva´s work focuses on the borders of pictorial dialogue between time and space or, more specifically, on the dialectic tension between the construction and the deconstruction of perspective. In turn, Arpad Szenes has a recognized series of works where he portrays the wife on everyday moments, including occasions that she dedicates herself to creative activities. The poetics‟ duet undertaken by the couple, beyond promoting a “metalinguistic” questioning of painting between traditional and modern, allows us to weave new meanings for the interface art/life. By portraying Vieira da Silva in her atelier moments, Arpad Szenes translates the artist´s plastic thinking under his gaze, on the creation of a “myth” that retells his story with his wife, enabling the construction of a shared painting. Such sharing originates on the dialogue between the couple´s works, but it is reinforced on the poets´ productions, critics and writers, what constitutes a circle of artistic-cultural acquaintanceship around the two artists, in the shapes of modernism´s sociability. In this rich exchange of experiences and productions, the art reveals its best interface, by the appreciation of everyday instant. A scenario is set up where space´s materiality joins memory‟s subjective temporality, from where Vieira da Silva and Szenes´ work emerges as an exemplar case.pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação de mestrado possui como tema o estudo conjunto da obra de Maria Helena Vieira da Silva e Arpad Szenes, um casal de artistas atuantes no contexto da moderna École de Paris, sendo que viveram exilados no Brasil na década de 1940, ante as circunstâncias da 2ª Guerra Mundial. A obra de Vieira da Silva centra-se nas fronteiras do diálogo pictórico entre tempo e espaço ou, mais especificamente, na tensão dialética entre a construção e a desconstrução da perspectiva. Por sua vez, Arpad Szenes possui uma reconhecida série de obras nas quais retrata a esposa em momentos cotidianos, incluindo-se as ocasiões em que ela se dedica à atividade criadora. O dueto de poéticas empreendido pelo casal, além de promover um questionamento “metalinguístico” da pintura entre o tradicional e o moderno, nos permite tecer ressignificações sobre a interface arte/vida. Ao retratar Vieira da Silva em seus momentos de ateliê, Arpad Szenes traduz o pensamento plástico da artista sob seu olhar, na criação de um “mito” que reconta a sua história junto com a esposa, viabilizando a construção de uma pintura compartilhada. Tal compartilhamento se origina no diálogo da obra do casal entre si, mas se reforça nas produções de poetas, críticos e escritores, os quais constituem um círculo de convivência artístico-cultural em torno dos dois artistas, nos moldes das sociabilidades do modernismo. Na riqueza das trocas de experiências e produções, a arte revela sua melhor interface, pela valorização do instante cotidiano. Arma-se um cenário em que a materialidade do espaço se une à temporalidade subjetiva da memória, de onde a obra de Vieira e Szenes emerge como caso exemplar.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentIAD – Instituto de Artes e Designpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Artespt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectVieira da Silva e Arpad Szenespt_BR
dc.subjectCriação pictóricapt_BR
dc.subjectTempo / espaçopt_BR
dc.subjectModernismopt_BR
dc.subjectArte / vidapt_BR
dc.subjectVieira da Silva and Arpad Szenespt_BR
dc.subjectPictorial creationpt_BR
dc.subjectTime/spacept_BR
dc.subjectModernismpt_BR
dc.subjectArt/lifept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpt_BR
dc.titleTessituras entre espaço e memória na obra de Maria Helena Vieira da Silva e Arpad Szenespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Artes, Culturas e Linguagens (Dissertações)



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