https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/4362
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
rhuanfernandesgomes.pdf | 2.44 MB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Christo, Maraliz de Castro Vieira | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787705Y8 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Rosmaninho, Nuno | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/ | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Ribeiro, Naiara Damas | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/ | pt_BR |
dc.creator | Gomes, Rhuan Fernandes | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4488756A4 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-05-16T15:57:54Z | - |
dc.date.available | 2017-05-16 | - |
dc.date.available | 2017-05-16T15:57:54Z | - |
dc.date.issued | 2015-08-31 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/4362 | - |
dc.description.abstract | This dissertation focuses on the reception of the Grão Vasco’s paintings in the Luís Reis Santos’s (1898-1967) historiography of art. Critic, connoisseur and collector, Reis Santos wrote two works about this painter, published in 1946 and 1962, successively cited until our days, that virtually pacify the subject. These texts are addressed here based on the comprehension that a historiographical operation can be understood through a combination of the social historian place, with their scientific practices and his writing, full of experiences and expectations. The main objective is to realize how, and also why, for what, to whom, Luís Reis Santos, in his very specific context - political, social or intellectual - built his own understanding of the Grão Vasco’s paintings, deconstructing a myth and raising a new on. | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho se debruça sobre a recepção das pinturas do Grão Vasco na historiografia da arte de Luís Reis Santos (1898-1967). Crítico, connoisseur e colecionador, escreveria duas obras sobre Vasco Fernandes, publicadas em 1946 e 1962, que sucessivamente citadas até nossos dias, praticamente pacificam o tema. Estes textos são aqui abordados a partir da compreensão de que uma operação historiográfica pode ser entendida por meio da combinação do lugar social do historiador, das práticas científicas de seu meio e de sua escrita, repletos de experiências e expectativas. O objetivo principal é compreender como, e também por que, para que, para quem, Luís Reis Santos, em seu contexto bastante específico – político, social ou intelectual – construiu seu próprio entendimento da pintura do Grão Vasco, desconstruindo um mito e criando um novo. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | FAPEMIG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | ICH – Instituto de Ciências Humanas | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em História | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | História da historiografia da arte | pt_BR |
dc.subject | História intelectual | pt_BR |
dc.subject | História da arte | pt_BR |
dc.subject | Luís Reis Santos | pt_BR |
dc.subject | Grão Vasco | pt_BR |
dc.subject | Salazarismo | pt_BR |
dc.subject | Historiography of art history | pt_BR |
dc.subject | Intellectual history | pt_BR |
dc.subject | Luís Reis Santos | pt_BR |
dc.subject | Grão Vasco | pt_BR |
dc.subject | Salazar’s dictatorship | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA | pt_BR |
dc.title | As imagens do artista pela caneta do crítico : o "Grão Vasco" na historiografia da arte de Luís Reis Santos (1930- 1967) | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Appears in Collections: | Mestrado em História (Dissertações) |
Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.