https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/4588
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
claytonantoniopereirapires.pdf | 7.3 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Dissertação |
Título: | Uma proposta de ensino sobre a luz para o 9º ano do ensino fundamental: sua natureza, propagação e interação com a matéria |
Autor(es): | Pires, Clayton Antonio Pereira |
Primeiro Orientador: | Tagliati, José Roberto |
Membro da banca: | Menezes, Paulo Henrique Dias |
Membro da banca: | Oliveira, Emanuel José Reis de |
Resumo: | Nesta dissertação apresentamos uma ação de ensino na qual tanto pesquisador quanto estudantes experimentam algo novo, tomando como referência as práticas do dia a dia escolar. O pesquisador, com sua atuação regular como professor de Física no Ensino Médio, se lança no desafio de apresentar a alunos do 9º ano de uma escola pública como os conhecimentos sobre a Luz podem ter aplicação abrangente e importante em nossas vidas. Tomando como referenciais teóricos principais a Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel, a teoria sócio-histórico-cultural de Levy Vygotsky, e as ideias libertadoras de Paulo Freire, bem como aportes da legislação vigente, foi desenvolvida neste trabalho uma sequência didática, abordando aspectos qualitativos sobre a natureza, propagação e interação da Luz com a matéria. Para o pesquisador, que vislumbrou novos rumos e concepções para sua ação como educador, e para os estudantes, que foram aguçados pelo conhecimento contextualizado e potencialmente significativo, agindo como parceiros efetivos em sua condição de educandos, essa atividade se mostrou altamente recompensadora. As seções em que a exposição de conteúdo com atividades experimentais, interatividade, além de aplicações tecnológicas e seus desdobramentos, foram discutidas e debatidas com curiosidade, entusiasmo e sede de conhecimento, tendo se mostrado bastante produtivas. A aplicação de questionário buscando perceber conhecimentos prévios dos alunos, as breves pesquisas desenvolvidas por estes para se sentirem inseridos no ambiente de investigação foram importantes para a elaboração da sequência didática. O produto educacional desenvolvido foi fruto da participação ativa dos estudantes, das importantes sugestões de colegas e de leitores críticos, e do entusiasmo do pesquisador por essa tão gratificante oportunidade pedagógica. O trabalho como um todo mostrou o quanto é importante buscarmos estratégias e metodologias alternativas de ensino, levando sempre em consideração as sugestões, os interesses, as curiosidades e os conhecimentos incorporados pelos educandos em seu cotidiano. |
Abstract: | In this dissertation, we present a teaching action in which both researcher and students try to innovate, taking as reference their day-by-day school practices. The researcher, with a regular performance as a Physics teacher in High School, launches the challenge of presenting the ninth graders from a public school, the knowledge that Light concepts can have a comprehensive and important application in our lives. As main theoretical references, the teacher embraces David Ausubel’s theory of Significant Learning , Levy Vygotsky’s SocioHistorical-Cultural Theory , and Paulo Freire’s liberating ideas , as well as contributions of Brazilian educational current legislation.in this work, we developed a didactic sequence, addressing qualitative aspects about the nature, propagation and interaction of Light with matter. For the researcher, who envisioned new directions and conceptions for his action as an educator, and for the students who were sharpened by contextual and meaningful knowledge, acting as effective partners in their status as students, this activity was highly rewarding. The sections in which content exposition, with experimental activities, interactivity, in addition to technological applications and its developments, were discussed and debated with curiosity, enthusiasm and longing for knowledge, were quite productive. The application of a questionnaire, seeking to achieve previous knowledge of the students, the brief researches developed by them in order to feel inserted in the research environment, were important for the elaboration of the didactic sequence. The educational product developed was the result of the active participation of the students. The important suggestions of colleagues and critical readers, and the enthusiasm of the researcher were a very rewarding educational opportunity. The work as a whole showed how important it is to look for alternative teaching strategies and methodologies, always taking into consideration the suggestions, interests, curiosities and knowledge incorporated by students in their daily lives. |
Palavras-chave: | Ensino de Física Luz Física Moderna Ensino fundamental Aprendizagem significativa Teaching Physics Light Modern Physics Elementary Education Significant Learning |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | ICE – Instituto de Ciências Exatas |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Física |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/4588 |
Data do documento: | 13-Fev-2017 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (Dissertações) |
Os itens no repositório estão protegidos por licenças Creative Commons, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.