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dc.contributor.advisor1Magrone, Eduardo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728287E0pt_BR
dc.contributor.referee1Sanabio, Marcos Tanure-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4767790E3pt_BR
dc.contributor.referee2Neubert, Luiz Flávio-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4702639U0pt_BR
dc.contributor.referee3Sousa, Diogo Tourino de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4771124T9pt_BR
dc.contributor.referee4Hey, Ana Paula-
dc.contributor.referee4Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4761134H7pt_BR
dc.creatorScoton, Roberta Müller Scafuto-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4745088E1pt_BR
dc.date.accessioned2017-05-29T19:03:17Z-
dc.date.available2017-05-26-
dc.date.available2017-05-29T19:03:17Z-
dc.date.issued2015-05-29-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/4703-
dc.description.abstractThis study seeks to analyze the changes arising from the implementation of REUNI in recent years within the federal public higher education system, specifically on the faculty of the Interdisciplinary Bachelor of Exact Sciences, Federal University of Juiz de Fora. The most significant changes at the macro level, relate to principal public policies on university expansion implemented since the mid-2000s: hiring teachers, the infrastructure reforms; affirmative policies, increase in enrollment. These public policies, in addition to modify the structure of various courses, were responsible for the increase in hiring professors, which in turn led to a substantial modification of the profile of this professional as well as a change in the university's power relations. Therefore, methodologically, we chose to observe what the main professional and academic characteristics of these teachers, their interactions with the work environment, and how these are affected by curricular and productivity changes, in addition, we analyze their expectations and stimuli they received in the institutional context We have analyzed the practices of these professionals regarding the threefold function of higher education: research, teaching and extension as well as his performance in bureaucraticadministrative activities of the institution. Thus were verified their curriculum lattes , Questionnaires were applied and also conducted semi-structured interviews with teachers. We believe that the analysis of these elements is essential to understand the limits and range of public policies adopted within the public higher education system in the country. This analysis made it possible to map the successes and setbacks of REUNI in the Bachelor in Interdisciplinary Mathematical Sciences, Federal University of Juiz de Fora during its implementation.pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo busca analisar as mudanças advindas da implantação do Programa do Governo Federal de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais Brasileiras – REUNI (a partir de 2008) no sistema de educação superior público federal, especificamente no corpo docente do Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Exatas da Universidade Federal de Juiz de Fora. As mudanças mais relevantes a nível macro, dizem respeito às principais políticas públicas acerca da expansão universitária implementadas a partir de meados da década de 2000; a contratação de docentes, as reformas de infraestrutura; as políticas afirmativas, a ampliação das vagas. Estas políticas públicas, além de modificarem a estruturação de vários cursos, foram responsáveis pelo aumento do número de contratação de professores universitários, o que consequentemente acarretou uma modificação substancial do perfil deste profissional, bem como uma mudança nas relações de poder da universidade. Para tanto, metodologicamente, optamos por observar quais os traços profissionais e acadêmicos mais marcantes destes professores, suas interações com o ambiente de trabalho, e como estes são afetados pelas mudanças curriculares e de produtividade, além disso, buscamos analisar suas expectativas e os estímulos por eles recebidos no contexto institucional. Analisamos as práticas destes profissionais em relação à tríplice função da educação superior: pesquisa, ensino e extensão e também sua atuação nas atividades burocrático-administrativas da instituição. Dessa forma foram verificados seus currículos lattes, aplicados questionários e também realizadas entrevistas semiestruturadas com os docentes. Consideramos que a análise destes elementos é primordial para compreendermos os limites e alcances das políticas públicas adotadas no interior do sistema de educação superior pública no país. Essa análise tornou possível o mapeamento dos êxitos e dos percalços que o REUNI, do ponto de vista do docente, dentro do Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Exatas da Universidade Federal de Juiz de Fora, durante a sua implementação.pt_BR
dc.description.sponsorshipFAPEMIG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Geraispt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICH – Instituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ciências Sociaispt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectProfissão docentept_BR
dc.subjectCampo acadêmicopt_BR
dc.subjectUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.subjectBacharelado Interdisciplinar de Ciências Exataspt_BR
dc.subjectHigher Educationpt_BR
dc.subjectTeaching professionpt_BR
dc.subjectAcademic fieldpt_BR
dc.subjectFederal University of Juiz de Forapt_BR
dc.subjectInterdisciplinary Bachelor of Exactpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.titleProfissão docente: um estudo de caso das mudanças empreendidas nos últimos dez anos na Universidade Federal de Juiz de Fora-MGpt_BR
dc.typeTesept_BR
Appears in Collections:Doutorado em Ciências Sociais (Teses)



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