https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/4796
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
guilhermemartinslumhani.pdf | 2.4 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Clase: | Dissertação |
Título : | Live coding: um algoritmo gerador de uma sonoridade tonal em A Study in Keith (2009) de Andrew Sorensen |
Autor(es): | Lunhani, Guilherme Martins |
Orientador: | Castelões, Luiz Eduardo |
Co-orientador: | Fenerich, Alexandre Sperandéo |
Co-orientador: | Schiavonni, Flávio Luiz |
Miembros Examinadores: | Cristófaro, Ricardo |
Miembros Examinadores: | Dias, Gustavo Angelo |
Resumo: | Este documento discute uma versão sintetizada de uma técnica polivalente cujo nome é live coding, suas construções históricas na Música, e uma simulação de improvisação tonal guiada por improvisação com linguagens de programação. Na Introdução (ver p. xv) apresentamos uma definição de live coding. A definição destaca o fazer musical, mas não exclúi outras potências artísticas. No Capítulo 1 (ver p. 1) destacamos um mecanismo criativo desta técnica em dois contextos não musicais. No Capítulo 2 (ver p. 13) listamos períodos de atividades musicais que prototiparam e formalizaram o mecanismo criativo do primeiro capítulo. No Capítulo 3 (ver p. 31) analisamos uma proposição musical, um vídeo intitulado A Study in Keith de Sorensen e Swift (2009), de acordo com o mecanismo mental do primeiro capítulo. A contribuição deste trabalho para a musicologia brasileira é a organização historiográfica de uma técnica ainda pouco elaborada em português. |
Resumen : | This document presents a synthesized version of a versatile technique whose name is live coding, its historical buildings in music, and a simulation of a tonal improvisation, guided by improvisation with programming languages. In the Introduction (see p. xv), we present a definition of live coding. The definition highlights a focus on music, but does not exclude other artistic powers. In Chapter 1(see p. 1), we highlight a creative mechanism of this technique in two unmusical contexts. In Chapter 2 (see p. 13), we listed periods of musical activities that prototyped and formalized the creative engine of the first chapter. In Chapter 3 (see p. 31), we analyzed a musical proposition, a Sorensen and Swift’s video entitled A Study in Keith (2009), according to the first mental mechanism chapter. The contribution of this work to the Brazilian musicology is a historiographical organization of a technique still little developed in portuguese. |
Palabras clave : | Improvisação de códigos Música computacional A Study in Keith Live coding Computer music A Study in Keith |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla de la Instituición: | UFJF |
Departamento: | IAD – Instituto de Artes e Design |
Programa: | Programa de Mestrado em Letras do Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora - CES/JF |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/4796 |
Fecha de publicación : | 31-mar-2016 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado em Artes, Culturas e Linguagens (Dissertações) |
Los ítems de DSpace están protegidos por licencias Creative Commons, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.