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Clase: Dissertação
Título : Live coding: um algoritmo gerador de uma sonoridade tonal em A Study in Keith (2009) de Andrew Sorensen
Autor(es): Lunhani, Guilherme Martins
Orientador: Castelões, Luiz Eduardo
Co-orientador: Fenerich, Alexandre Sperandéo
Co-orientador: Schiavonni, Flávio Luiz
Miembros Examinadores: Cristófaro, Ricardo
Miembros Examinadores: Dias, Gustavo Angelo
Resumo: Este documento discute uma versão sintetizada de uma técnica polivalente cujo nome é live coding, suas construções históricas na Música, e uma simulação de improvisação tonal guiada por improvisação com linguagens de programação. Na Introdução (ver p. xv) apresentamos uma definição de live coding. A definição destaca o fazer musical, mas não exclúi outras potências artísticas. No Capítulo 1 (ver p. 1) destacamos um mecanismo criativo desta técnica em dois contextos não musicais. No Capítulo 2 (ver p. 13) listamos períodos de atividades musicais que prototiparam e formalizaram o mecanismo criativo do primeiro capítulo. No Capítulo 3 (ver p. 31) analisamos uma proposição musical, um vídeo intitulado A Study in Keith de Sorensen e Swift (2009), de acordo com o mecanismo mental do primeiro capítulo. A contribuição deste trabalho para a musicologia brasileira é a organização historiográfica de uma técnica ainda pouco elaborada em português.
Resumen : This document presents a synthesized version of a versatile technique whose name is live coding, its historical buildings in music, and a simulation of a tonal improvisation, guided by improvisation with programming languages. In the Introduction (see p. xv), we present a definition of live coding. The definition highlights a focus on music, but does not exclude other artistic powers. In Chapter 1(see p. 1), we highlight a creative mechanism of this technique in two unmusical contexts. In Chapter 2 (see p. 13), we listed periods of musical activities that prototyped and formalized the creative engine of the first chapter. In Chapter 3 (see p. 31), we analyzed a musical proposition, a Sorensen and Swift’s video entitled A Study in Keith (2009), according to the first mental mechanism chapter. The contribution of this work to the Brazilian musicology is a historiographical organization of a technique still little developed in portuguese.
Palabras clave : Improvisação de códigos
Música computacional
A Study in Keith
Live coding
Computer music
A Study in Keith
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: IAD – Instituto de Artes e Design
Programa: Programa de Mestrado em Letras do Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora - CES/JF
Clase de Acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/4796
Fecha de publicación : 31-mar-2016
Aparece en las colecciones: Mestrado em Artes, Culturas e Linguagens (Dissertações)



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