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dc.contributor.advisor1Araújo, Paulo Afonso de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4766262Z6pt_BR
dc.contributor.referee1Pires, Frederico Pieper-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4777248H7pt_BR
dc.contributor.referee2Wondracek, Karin Hellen Kepler-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708495A8pt_BR
dc.creatorAraujo, Ronaldo Chicre-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4250336E2pt_BR
dc.date.accessioned2017-06-06T12:16:34Z-
dc.date.available2017-06-02-
dc.date.available2017-06-06T12:16:34Z-
dc.date.issued2012-02-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/4822-
dc.description.abstractThis study intends to investigate whether Dominique Janicaud's critique that, when phenomenology goes beyond a phenomenom, it becomes theology. Michel Henry proposes a phenomenology of life for a phenomenological approach to Christianity, seeking to know what Christianity considers to be the truth. In the New Testament, the truth is designated as apparition, manifestation and revelation, keywords in phenomenology. This is pure phenomenological truth, which refers to phenomenality. Life, revelation and truth refer to the Christian God. For Janicaud, Henry goes beyond phenomena in investigating the auto-revelation of life and it's phenomenology becoming theology. However, when dialoging with religion his philosophy may be considered a philosophy of religion.pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa pretende investigar a crítica de Dominique Janicaud, segundo a qual a fenomenologia, indo além do fenômeno, se torna teologia. Michel Henry propõe uma fenomenologia da vida para a abordagem fenomenológica do cristianismo e busca saber o que este considera como verdade. No Novo Testamento, a verdade é designada como aparição, manifestação e revelação, palavras-chave da fenomenologia. Trata-se de uma verdade fenomenológica pura, que se refere à fenomenalidade. Vida, revelação e verdade se remetem ao Deus cristão. Para Janicaud, Henry vai além do fenômeno ao investigar a autorrevelação da vida, e sua fenomenologia se torna teologia. Entretanto, ao dialogar com a religião, sua filosofia pode ser considerada como uma filosofia da religião.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICH – Instituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ciência da Religiãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHenrypt_BR
dc.subjectFenomenologiapt_BR
dc.subjectCristianismopt_BR
dc.subjectHenrypt_BR
dc.subjectPhenomenologypt_BR
dc.subjectChristianitypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.titleFenomenologia e religião em Michel Henry: um diálogo com Janicaudpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Ciência da Religião (Dissertações)



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