Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/534
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
camilafonsecadeoliveiracalderano.pdf983.43 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Almeida, Márcia de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4732897D5pt_BR
dc.contributor.referee1Pires, André Monteiro Guimarães Dias-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794294J6pt_BR
dc.contributor.referee2Cyntrão, Sylvia Helena-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4760676D6pt_BR
dc.contributor.referee3Gonçalves, Ana Beatriz Rodrigues-
dc.contributor.referee3Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799878T7pt_BR
dc.contributor.referee4Silva, Maria Andreia de Paula-
dc.contributor.referee4Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782874J8pt_BR
dc.creatorCalderano, Camila Fonseca de Oliveira-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4435638Z3pt_BR
dc.date.accessioned2016-01-27T13:58:18Z-
dc.date.available2016-01-27-
dc.date.available2016-01-27T13:58:18Z-
dc.date.issued2014-07-16-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/534-
dc.description.abstractCe travail conçoit la typologie des femmes sur l'analyse des chansons de Chico Buarque depuis le premier vinyle (1965) jusqu'au CD le plus récent, 2011. Nous listons les compositions musicales dans un schéma typologique pour suivre l'évolution de la représentation et de la présentation de la femme créée par le compositeur. Nous avons pris et analysé la chanson comme un complexe culturel qui développe un patrimoine collectif et social et pose ainsi d’innombrables questions, celles ayant trait à la construction de la lecture et le discours féministe dans la seconde moitié du XXe siècle, par exemple. Elles nous indiquent neuf types de femmes, à savoir: (i) la mère; (Ii) l’asservie-consacrée; (iii) l'amoureuse; (iv) l’abandonnée; (V) la prostituée; (vi) les lesbiennes, (vii) la " transgresseuse"; (viii) la mélancolique; et (ix) celle qui est consciente de l'amour et du fait d’aimer.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho concebe tipologias femininas a partir da análise das canções de Chico Buarque, desde o primeiro compacto (1965) até o disco mais recente, de 2011. Elencamos as composições musicais em um esquema tipológico de rastreamento das variações da representação e apresentação do feminino criadas pelo compositor. Adentramos, pra tanto, nas questões que circundam a canção, enquanto complexo cultural propagador de um patrimônio coletivo e social; e nas questões que se relacionam à construção da leitura e do discurso feministas na segunda metade do século XX. Indicamos nove tipos mulheris, quais sejam: (i) a mãe; (ii) a cativa-devotada; (iii) a apaixonada; (iv) a abandonada; (v) a prostituta; (vi) a lésbica, (vii) a transgressora; (viii) a melancólica; e (ix) a consciente do amor.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Letras: Estudos Literáriospt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectChico Buarquept_BR
dc.subjectCançãopt_BR
dc.subjectFemininopt_BR
dc.subjectChico Buarquept_BR
dc.subjectChansonpt_BR
dc.subjectFemmept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.titleAnas, Bárbaras, Carolinas e Januárias: tipologias femininas nas canções de Chico Buarque de Hollandapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Letras - Estudos Literários (Dissertações)
PROQUALI - Dissertações



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.