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dc.contributor.advisor1Mourão Júnior, Carlos Alberto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4772484H7pt_BR
dc.contributor.referee1Lourenço, Lélio Moura-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785151P9pt_BR
dc.contributor.referee2Mota, Márcia Maria Peruzzi Elia da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781645Z6pt_BR
dc.creatorRezende, Leonice Bárbara de-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4421899U6pt_BR
dc.date.accessioned2016-01-28T13:35:51Z-
dc.date.available2016-01-28-
dc.date.available2016-01-28T13:35:51Z-
dc.date.issued2014-02-10-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/553-
dc.description.abstractThe historical review of psychology as a field of study and professional practice, is directly related to the history of our country. As we can see, the concern with the professional Psychology training is not recent, with a study dating from 1975. And from then many authors have pointed students dissatisfaction with their graduation courses, indicating perform their failure to form critical professionals and able to perform a reasoned practice based on the advances of psychological science. Therefore the present study aimed to understand how the formation, from the perspective of students who graduated in Psychology at UFJF - MG graduated at the latest three years, contributed to the work of these professionals in various areas of this field of knowledge and from there raise the positive and negative aspects of the formation in question. Therefore, a qualitative approach in the light of the Phenomenology was performed. Eight psychologists formed by this institution participated in the survey, aged 23-26 years. The experience at this area ranged from six months to two years. For data collection, a structured interview was used containing five triggering questions. From the analysis of the meanings of the experience we can conclude: that most professionals positively evaluate their training, among the problems presented we have highlighted a little diversity of theories and areas covered in the training. The data indicate that changes are needed in the course structure in order to have the opportunity to practice a greater theoretical diversity during training.pt_BR
dc.description.resumoO resgate histórico da Psicologia, enquanto campo de estudo e atuação profissional, está diretamente relacionada à história de nosso país. Como pudemos ver a preocupação com a formação de profissionais de Psicologia não é recente, com estudo que data de 1975. E desde então diversos autores têm apontado uma insatisfação de alunos com seus cursos de graduação, indicando para uma insuficiência dos mesmos, em formar profissionais críticos e capazes de exercer uma prática fundamentada nos avanços da ciência psicológica. Sendo assim a presente pesquisa teve como objetivo principal entender como a formação, a partir da perspectiva dos egressos do curso de Psicologia da UFJF - MG, formados há, no máximo três anos, contribuiu para a atuação destes profissionais em diversas áreas deste campo de conhecimento, e a partir daí, levantar os aspectos positivos e negativos da formação em questão. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa à luz da Fenomenologia. Participaram da pesquisa oito psicólogas formadas por esta instituição, com idades entre 23 a 26 anos. A experiência na área de atuação variou de seis meses a dois anos. Para a coleta de dados foi utilizado um roteiro de entrevista, contendo cinco perguntas disparadoras. A parir da análise dos significados da vivência pode-se concluir: que grande parte das profissionais avaliam positivamente sua formação, dentre os problemas apresentados temos como destaque a pouca diversidade de teorias e áreas contempladas na formação. Os dados indicam que mudanças são necessárias na estrutura do curso, a fim de que se oportunize uma maior diversidade teórico prática durante a formação.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICH – Instituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Psicologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEgressospt_BR
dc.subjectFormação Profissionalpt_BR
dc.subjectPsicologiapt_BR
dc.subjectTitulopt_BR
dc.subjectAlumnipt_BR
dc.subjectProfissional educationpt_BR
dc.subjectPsychologypt_BR
dc.subjectTitlept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
dc.titleDa formação à prática do profissional psicólogo: um estudo a partir da visão dos profissionaispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Psicologia (Dissertações)



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