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dc.contributor.advisor1Magalhães, Tânia Guedes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4705769T0pt_BR
dc.contributor.referee1Guimarães, Ana Maria de Mattos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783277P1pt_BR
dc.contributor.referee2Weiss, Denise Barros-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700144E6pt_BR
dc.creatorBraga, Nádia Ferreira de Faria-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4138285Z4pt_BR
dc.date.accessioned2017-08-14T17:05:42Z-
dc.date.available2017-08-09-
dc.date.available2017-08-14T17:05:42Z-
dc.date.issued2008-08-11-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/5558-
dc.description.abstractThe debate over teaching of the native language, involving innovative proposals of work in detriment of traditional forms of teaching has grown in Brazil. Especially after the disclosure of the National Curricular Parameters in 1996, the work suggestions with textual genres were strengthening and allowing the emergence of new proposals and methodologies. Three of these new pedagogical constructs are the didactic projects of genre, the literacy projects and the didactic sequence. That way, the central focus of investigation of this research is in comprehending these three methodological proposals for the teaching of the Portuguese language, elaborating a comparative study between the concepts. Furthermore, we seek to understand how the academic community has appropriated these work proposals and how they are being applied for in class. For that, we use the documental analysis as the work methodology; we focus on six academic researches (four dissertations and two theses) which addresses these constructors in an action research. The theoretical-methodological base that supports this research is the Sociodiscursive Interactionalism (ISD), besides the literacy theories. We use as assumptions theories represented by the authors Bronckart (2009), Dolz and Schneuwly (2004), besides the Brazilian authors linked to such strand (KERSCH AND GUIMARÃES, 2012; MACHADO AND CRISTÓVÃO, 2009; GONÇALVES, 2011). Based on these biases, we analyze the concepts of didactic sequences and didactic projects of genre. We also use the assumptions about the literacy projects based on Kleiman (2001, 2007), besides doing a historical research on Hernández and Ventura (1998) for the comprehension of this work’s project. The data shows the approximations between the three central concepts in which this research is centered, focusing on the teaching of the Portuguese language in basic school, independent of the concept used, it should be based at times on genres, other times on social practice, as a curriculum designer.pt_BR
dc.description.resumoO debate acerca do ensino de língua materna, envolvendo propostas inovadoras de trabalho em detrimento de formas tradicionais de ensino tem aumentado no Brasil. Especialmente após a divulgação dos Parâmetros Curriculares Nacionais em 1996, as sugestões de trabalho com os gêneros textuais foram se fortalecendo e possibilitando o surgimento de novas propostas e metodologias. Três desses novos constructos pedagógicos são os projetos didáticos de gênero, os projetos de letramento e a sequência didática. Sendo assim, o foco central de investigação desta pesquisa está em compreender essas três propostas metodológicas para o ensino de língua portuguesa, elaborando uma análise aprofundada de cada uma delas, além de um estudo comparativo entre os conceitos, de modo a contribuir para o ensino de língua materna no Brasil. Buscamos, ainda, compreender como a comunidade acadêmica se apropriou dessas propostas de trabalho, além de perceber de que forma tal apropriação se deu ao serem aplicadas em sala de aula. Para isso, utilizando a análise documental como metodologia de trabalho, debruçamonos em seis pesquisas acadêmicas (quatro dissertações e duas teses) que abordaram esses constructos em uma pesquisa ação. A base teórico-metodológica que dá suporte a essa pesquisa é o Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), além das teorias de letramento. Usamos como pressupostos teorias representadas pelos autores Bronckart (2009), Dolz e Scnheuwly (2004), além de autores brasileiros vinculados a tal vertente (KERSCH E GUIMARÃES, 2012; MACHADO E CRISTÓVÃO, 2009; GOLÇALVES, 2011). Com base nesse viés, analisamos os conceitos de sequência didática e projetos didáticos de gêneros. Utilizamos, também, os pressupostos sobre projetos de letramento apoiando-nos em Kleiman (2001, 2007), além de fazer uma busca histórica em Hernández e Ventura (1998) para a compreensão dos projetos de trabalho. Os dados, mostram aproximações entre os três conceitos centrais nos quais essa pesquisa se centra, enfocando que o ensino de Língua Portuguesa na escola básica, independente do conceito usado, deve apoiar-se ora nos gêneros, ora na prática social, como estruturadora do currículo.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProjetos didáticos de gêneropt_BR
dc.subjectProjetos de letramentopt_BR
dc.subjectGêneros textuaispt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleGêneros e projetos: uma análise dos conceitos de projeto de letramento, projeto didático de gênero e sequência didáticapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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