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dc.contributor.advisor1Riani, Frederico Augusto D’Ávila-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4220352J8pt_BR
dc.contributor.referee1Bom Jardim, Fernando Perlatto-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4759445Z4pt_BR
dc.contributor.referee2Rodrigues, Michelle Gonçalves-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.creatorSantos, Marjory Almeida-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8173456U0pt_BR
dc.date.accessioned2017-08-24T11:40:18Z-
dc.date.available2017-08-17-
dc.date.available2017-08-24T11:40:18Z-
dc.date.issued2016-12-09-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/5607-
dc.description.abstractThis works, developed for the Professional Master in Management and Evaluation of Public Education, has as study object the evasion in public higher education, specifically in the Federal University of Juiz de Fora (UFJF). In this context, this study also addresses the expansion of vacancies in public higher education that occurred in recent years, and the adoption of quota policy by the federal public universities, factors that may have contributed to a change in the profile of students. For the data presentation and analysis, we took as base the annual evasion in the institution, and they were considered the enrollment groups, formed by quota and non-quota students. The analyses showed that the UFJF does not have information and indicators about the main reasons for dropout in the undergraduate study groups. Therefore, this case study aims to propose a management tool that provides the institution with information and indicators on the reasons for graduation evasion, with the purpose of adopting institutional mechanisms which may reduce it. For that, it was made a survey of data on evasion in the studied university with students entering between 2010 and the first semester of 2015. The survey carried out deals with admission groups, year of cancellation of enrollment, and the courses. In addition, interviews were conducted with the managers of the Undergraduate ProRector Office, the Student Assistance and Inclusive Education Pro-Rectory, Affirmative Action Directorate and Coordination of Academic Affairs and Records. The interviews proved the lack of accurate information about the evasion and its causes, and allowed a better knowledge about some of the proposals and needs of the managers, besides proving that evasion is undoubtedly a problem of institutional management. From this perspective, the Intervention Plan proposes a systematization of data on evasion and the creation of a special commission to discuss evasion in the Federal University of Juiz de Fora.pt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação, desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública, tem como objeto de estudo a evasão no ensino superior público, especificamente na UFJF. Neste contexto, o estudo também aborda a expansão de vagas no ensino superior público ocorrida nos últimos anos e a adoção da política de cotas pelas universidades públicas federais, fatores que podem ter contribuído para uma alteração no perfil dos alunos. Para a apresentação e análise dos dados, tomamos como base a evasão anual média da instituição, e foram considerados os grupos de ingresso, formados por alunos cotistas e não cotistas. As análises demonstraram que a UFJF não dispõe de informações e indicadores sobre os principais motivos de evasão na graduação, nos diversos grupos de ingresso. Por isso, este estudo de caso tem por objetivo propor um instrumento de gestão que proporcione à instituição informações e indicadores sobre os motivos da evasão na graduação, com a finalidade de adoção de mecanismos institucionais que a atenuem. Para isso, foi realizado um levantamento de dados sobre a evasão na universidade estudada com alunos ingressantes entre 2010 e o primeiro semestre de 2015. O levantamento realizado aborda grupos de ingresso, ano de cancelamento de matrícula e os cursos, além disso, foram realizadas entrevistas com os gestores da Pró-Reitoria de Graduação, Pró-Reitoria de Assistência Estudantil e Educação Inclusiva, Diretoria de Ações Afirmativas e Coordenadoria de Assuntos e Registros Acadêmicos. As entrevistas comprovaram a falta de informações precisas sobre a evasão e suas causas e possibilitaram um melhor conhecimento sobre algumas propostas e necessidades dos gestores, além de comprovar que a evasão é, sem dúvidas, um problema de gestão institucional. Nessa perspectiva, o Plano de Intervenção propõe uma sistematização dos dados sobre a evasão e a criação de uma comissão especial para discutir a evasão na UFJF.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Gestão e Avaliação em Educação Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEvasão em universidadespt_BR
dc.subjectExpansão de vagaspt_BR
dc.subjectPolítica de cotaspt_BR
dc.subjectEvasion in universitiespt_BR
dc.subjectExpansion of vacanciespt_BR
dc.subjectQuota policypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleEvasão, um problema comum, origens diversas: um estudo sobre a evasão entre os diferentes grupos de alunos da UFJFpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)
PROQUALI - Dissertações



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