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dc.contributor.advisor1Silveira, Emerson José Sena da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4709229U4pt_BR
dc.contributor.referee1Lima, Marcelo Ayres Camurça-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4786439H3pt_BR
dc.contributor.referee2Moraes Júnior, Manoel Ribeiro de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4758630T6pt_BR
dc.creatorLima, Silas Roberto Rocha-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4308229P7pt_BR
dc.date.accessioned2017-08-24T12:02:32Z-
dc.date.available2017-08-18-
dc.date.available2017-08-24T12:02:32Z-
dc.date.issued2016-08-31-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/5622-
dc.description.abstractThere is in Minas Gerais, Brazil, a medium that distinguishes himself from the traditional spiritism. More precisely in Belo Horizonte, the medium Robson Pinheiro has been developing a work whose cosmological visions presents itself as a combination of elements of umbanda, candomblé, pentecostalism and new age’s mysticism. From this object the following questions may be formulated: Does the medium practices a post-spiritism that diverges and breaks up from the traditional spiritism’s doctrine or is it responsible for the development of a new current within Brazilian spiritism? Robson Pinheiro is the author of more than forty psychographed works and is a publishing success of the segment. His literary production mixes spiritual realities and presents an unseen version of spiritism. The medium experiences this cosmology in his practices and rituals performed in groups and institutions that he has founded. In these places, the characters of his books possess mediums and interact with the public. A practice of spiritism that does not obey the conventions of Brazilian spiritism. In this sense, because of the repercussions of his performances, works and presence, the medium Robson Pinheiro can be considered as one of the newest expressions within the spiritism movement. This fact originates a rejection by traditional adepts of the segment that consider his works inadequate. On the other hand, some of his followers regard him as a reformer and perceive his practices as the closest to the ones described in the original codification of European spiritism. In order to answer the questions presented, this work aimes to analyze the biography, novels and rites practiced in the groups created by the author.pt_BR
dc.description.resumoO médium Robson Pinheiro em suas atuais atividades mediúnicas, na região metropolitana de Belo Horizonte, desenvolve uma visão diferente do espiritismo. Autor de mais de quarenta obras psicografadas, vendeu milhares de exemplares, tornando-se um sucesso editorial no meio espirita. No entanto, sua produção literária mescla realidades espirituais e apresenta uma versão inédita de um universo cosmológico espírita que combina elementos da umbanda, candomblé, pentecostalismo, espiritismo e do misticismo da nova era. O médium vivencia esse universo com as práticas e rituais que realiza nos grupos e instituições por ele fundadas. Nesses espaços, os personagens de suas obras se manifestam, via mediunidade, interagem com o público e praticam um espiritismo que não obedece às convenções do espiritismo brasileiro. Nesse sentido, pelas repercussões de sua atuação, obras e presença, o médium Robson Pinheiro pode ser considerado como uma das mais novas expressões dentro do movimento espírita. Essa posição faz com que Robson Pinheiro seja rejeitado por uma parte do movimento espirita mais tradicional que considera suas obras inadequadas. Todavia, alguns dos seguidores do médium o consideram como um reformador que prática um espiritismo mais próximo ao descrito pela codificação originária do espiritismo europeu. Formulei a seguinte questão: o médium mineiro pratica um pós-espiritismo que diverge e rompe da doutrina espírita tradicional ou é responsável pela elaboração de uma nova corrente dentro do espiritismo brasileiro? Para responder esta questão analisei a biografia, os romances escritos e os ritos praticados nos grupos espíritas.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICH – Instituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ciência da Religiãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEspiritismospt_BR
dc.subjectRobson Pinheiropt_BR
dc.subjectBricolagenspt_BR
dc.subjectPós-modernidadept_BR
dc.subjectSpiritismpt_BR
dc.subjectRobson Pinheiropt_BR
dc.subjectPostmodernitypt_BR
dc.subjectBricolagept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.titleKardec, magos negros, caboclos e preto-velhos: o espiritismo de Robson Pinheiro dos Santospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Ciência da Religião (Dissertações)



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