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dc.contributor.advisor1Gross, Eduardo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798646T1pt_BR
dc.contributor.referee1Noé, Sidnei Vilmar-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708498D2pt_BR
dc.contributor.referee2Groppo, Luís Antonio-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798380J8pt_BR
dc.creatorRodrigues, Marcel Henrique-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4471668H5pt_BR
dc.date.accessioned2017-09-22T15:05:38Z-
dc.date.available2017-09-19-
dc.date.available2017-09-22T15:05:38Z-
dc.date.issued2017-02-23-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/5788-
dc.description.abstractThe matter of symbols and esoterism led to the encounter with the enigmatic Albretch Dürer’s engraving “Melencolia I”. Behind this work, a surprising atmosphere from Renaissance is revealed surrounding melancholy which has been the subject of studies by physicians, philosophers and theologians for many years according to previous studies. Historically registered, melancholy became the symptom of the greatest erudite intellectuals who in search of science and defying the human limitations in learning often felt in the state of melancholy, or acedia, as it was denominated during the Middle Ages. On the one hand, given the importance paid to the “melancholic people” Albretch Dürer decided to work on “Melencolia I” as a tribute to the mood of the greatest savants. On the other hand, his piece of art is not unchallenging, for the amount of exposed symbols on the engraving reflects one another reality: the esotericism. Starting from this comprehension along with a scientificbibliographic compilation this research aims at approaching the esoteric side on “Melencolia I”. Thus, exploring the philosophic and religious context during the Renaissance in order to understand the intellectual environment which influenced Dürer’s engraving. In regards to that, Neoplatonic Florentine Academy was the most important confluence of humanistic studies during the rise of esotericism expressed in practices such as the Alchemy and Witchcraft that were key elements on the context of Renaissance which in Germany culminated in the influence on Dürer’s “Melencolia I”, one his most well-known and celebrated works. As a result, this research finally unveiled a hermeneutic related to the engraving from a cultural context in which it was conceived. Thus, it was taken in consideration the aspects of esotericism – highly praised and diffused during that period chiefly by the Neoplatonic Florentine Academy. There also evidence that some aspects of Dürer’s life might have been influenced by the theme of “Melencolia I”.pt_BR
dc.description.resumoA temática dos símbolos e do esoterismo levou ao encontro com a enigmática gravura “Melencolia I”, de Albrecht Dürer. Por trás desta obra desvela-se uma surpreendente atmosfera renascentista em torno do tema da melancolia que, segundo pesquisas, fez com que médicos, filósofos e teólogos se detivessem por séculos no estudo deste humor. Historicamente estabelecida, a melancolia tornou-se um sintoma dos grandes intelectuais, aqueles eruditos que, na eterna busca pelo conhecimento e enfrentando as limitações da cognição humana em conhecer, caíram em estado de melancolia, ou na acídia, assim denominada a melancolia medieval. A grande importância dada ao melancólico levou Dürer a produzir “Melencolia I” como um tributo ao estado de ânimo que atingiu os grandes sábios. Mas, sua obra não é simples. A quantidade de símbolos expostos na gravura reflete uma outra realidade, a realidade esotérica. Partindo dessa compreensão e munido de uma compilação científico-bibliográfica, nossa pesquisa deseja abordar o caráter esotérico em “Melencolia I”. Assim, exploramos o contexto filosófico e religioso do Renascimento para compreender o ambiente intelectual que impulsionou a confecção da obra. O Neoplatonismo florentino, a grande confluência dos estudos humanísticos e o desabrochar do esoterismo, como a Alquimia e a Magia, foram elementos chave no contexto renascentista que, chegando à Alemanha, influenciaram Dürer a executar uma de suas mais famosas obras, a “Melencolia I”. Como resultado a pesquisa encontrou uma hermenêutica para a gravura a partir do contexto cultural em que a mesma foi produzida. Levamos em consideração os aspectos do esoterismo, tão enaltecidos e promulgados no período, sobretudo pelo Neoplatonismo de Florença. Também encontramos indícios de que alguns aspectos da vida e Dürer influenciaram a temática de “Melencolia I”.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICH – Instituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ciência da Religiãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRenascimentopt_BR
dc.subjectEsoterismopt_BR
dc.subjectReligiãopt_BR
dc.subjectMelancoliapt_BR
dc.subjectAlbrecht Dürerpt_BR
dc.subjectRenaissancept_BR
dc.subjectEsotericismpt_BR
dc.subjectReligionpt_BR
dc.subjectMelancholypt_BR
dc.subjectAlbrecht Dürerpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.titleArte, símbolo e religião: as influências do esoterismo na gravura “Melencolia I” de Albrecht Dürerpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Ciência da Religião (Dissertações)



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