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Tipo: Dissertação
Título: Educação financeira escolar: as armadilhas presentes na mídia induzindo o consumismo
Autor(es): Massante, Katyane Anastácia Samoglia Costa Capichoni
Primeiro Orientador: Silva, Amarildo Melchiades da
Membro da banca: Barbosa, Andreia Maciel Carvalho
Membro da banca: Oliveira, Maria Cristina Araújo de
Resumo: A presente pesquisa trata de uma investigação de abordagem qualitativa em Educação Financeira Escolar e Educação Matemática e teve como objetivo identificar as armadilhas presentes na mídia e nas estratégias de marketing que induzem o consumismo na sociedade de consumidores. A revisão da literatura direcionou nosso foco para as ‘armadilhas de marketing’ presentes na mídia. A partir desta identificação, foi elaborado um conjunto de tarefas sobre o tema para sala de aula de matemática. Essas tarefas foram fundamentadas teoricamente a partir do Modelo dos Campos Semânticos e pela concepção de consumismo e sociedade de consumidores propostas pelo sociólogo Zygmunt Bauman (1925-2017). Uma pesquisa de campo foi desenvolvida com os alunos do 2º ano do Ensino Médio com a finalidade de validar as tarefas para uso em sala de aula. A investigação resultou em um produto educacional proposto para sala de aula de matemática baseado no design de uma proposta de currículo de educação financeira escolar.
Abstract: The present research is an investigation characterized by qualitative approach in Financial Scholarly Education and Mathematics Education. The goal of this research was to identify the traps in the media and in the marketing strategy which encourage the consumerism in Consumers Society. The literature review guided our focus to the ‘marketing traps’ in media. From this identification, we developed the tasks set about this subject to mathematics classes. These tasks were theoretically referenced by Semantic Fields Model and by Consumerism and Consumers Society conception by Zygmunt Bauman (1925-2017). A field research was performed with second- year high school students (15-18 years old) aiming to validate the tasks to use in classes. This investigation resulted in an Educational Product proposed to mathematics classes based on Financial Scholarly Educational curriculum proposal.
Palavras-chave: Educação matemática
Educação financeira escolar
Armadilhas de marketing na mídia
Consumismo
Sociedade de consumidores
Mathematics education
Financial scholarly education
Marketing traps
Media
Consumerism
Consumers society
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: ICE – Instituto de Ciências Exatas
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação Matemática
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/5799
Data do documento: 19-Ago-2017
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação Matemática (Dissertações)



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