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dc.contributor.advisor1Casagrande, Rogerio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.contributor.referee1Louza Junior, Nelson Dantas-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.contributor.referee2Veloso, Marcelo Oliveira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.creatorMarangon, Marcelo Damasceno-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.date.accessioned2017-09-27T15:20:26Z-
dc.date.available2017-09-27-
dc.date.available2017-09-27T15:20:26Z-
dc.date.issued2017-06-24-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/5816-
dc.description.abstractThis study aims to unveil to the high school students the origin of number , as well as to show some approximation methods and curiosities involving this irrational number. The theme choice was based on history of difficulties and errors found several times by students in the classroom. Will be reviewed calculus methods from Archimedes to Ramanujan, passing through Viète, Wallis, Gregory, Euler, and Gauss contributions, all of them on an unceasing quest for the most important mathematics’ irrational number. We will show also show show plane geometry and trigonometry contributed on discover and investigation of this number, as well as its evolution until today.pt_BR
dc.description.resumoO objetivo principal deste trabalho é contar a origem do número aos alunos do ensino médio, além de exibir alguns métodos de aproximação e curiosidades envolvendo este número irracional. A motivação para a escolha do tema baseou-se no histórico de dificuldades e erros encontrados tantas vezes pelos discentes em sala de aula. Serão tratados métodos de cálculo desde Arquimedes até Ramanujan, passando pelas contribuições de Viète, Wallis, Gregory, Euler e Gauss, todos numa incessante busca pelo mais importante número irracional da matemática. Mostraremos também como a geometria plana e a trigonometria contribuíram na descoberta e investigação desse número, além de sua evolução até os dias de hoje.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICE – Instituto de Ciências Exataspt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Matemática (PROFMAT)pt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectNúmero πpt_BR
dc.subjectIrracionalidadept_BR
dc.subjectAproximaçãopt_BR
dc.subjectTrigonometriapt_BR
dc.subjectCírculopt_BR
dc.subjectNumber πpt_BR
dc.subjectIrrationalitypt_BR
dc.subjectApproximationpt_BR
dc.subjectTrigonometrypt_BR
dc.subjectCirclept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.titleO número πpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT (Dissertações)



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