Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/5845
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
thamarabrassolinsreiff.pdf1.03 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Afonso, Luís Fernando Crocco-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790627U2pt_BR
dc.contributor.referee1Mazorche, Sandro Rodrigues-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728146D8pt_BR
dc.contributor.referee2Avila, Jorge Andrés Julca-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4703487P7pt_BR
dc.creatorReiff, Thamara Brassolins-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8545267Z2pt_BR
dc.date.accessioned2017-10-09T19:36:16Z-
dc.date.available2017-09-29-
dc.date.available2017-10-09T19:36:16Z-
dc.date.issued2017-08-02-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/5845-
dc.description.abstractThis work is a proposal for the teaching of a programming algorithm for 9th grade students. It presents a brief history of the dissemination of algorithm teaching, especially in Brazil, as well as its definition and main forms of representation. In addition, thought as a project to be developed in a after/before school program and in a extra shift modality, this work presents a theoretical study on VisuAlg and its main commands and suggests 18 activities that gradually introduce basic concepts for the construction of algorithms. Each activity presents a mathematical problem that must be thought and structured in the form of pseudocode and written directly in VisuAlg.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho é uma proposta para o ensino de algoritmos de programação para alunos do 9o ano do Ensino Fundamental. Ele apresenta uma breve história da disseminação do ensino de algoritmos, especialmente no Brasil, bem como sua definição e principais formas de representação. Além disso, pensado como um projeto a ser desenvolvido no contraturno e na modalidade extraclasse, este trabalho apresenta um estudo teórico sobre VisuAlg e seus principais comandos e sugere 18 atividades que introduzem gradualmente conceitos básicos para a construção de algoritmos. Cada atividade apresenta um problema matemático que deve ser pensado e estruturado sob a forma de pseudocódigo e escrito diretamente em VisuAlg.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICE – Instituto de Ciências Exataspt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Matemática (PROFMAT)pt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectVisuAlgpt_BR
dc.subjectAlgoritmopt_BR
dc.subjectProgramaçãopt_BR
dc.subjectVisuAlgpt_BR
dc.subjectAlgorithmspt_BR
dc.subjectProgrammingpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleProgramação de computadores: uma proposta para o 9º ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.