Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS (Dissertações) : [79] Página principal da coleção Visualizar estatísticas

O PROFLETRAS é um programa de pós-graduação stricto sensu em Letras, reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) do Ministério da Educação, com nota 4 (quatro). Este Programa tem como objetivo capacitar professores de Língua Portuguesa para o exercício da docência no Ensino Fundamental, com o intuito de contribuir para a melhoria da qualidade do ensino no País. O curso será realizado por Instituições de Ensino superior associadas em uma rede nacional no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) e coordenado pelaUniversidade Federal do Rio Grande do Norte. Podem participar do Exame Nacional de Acesso candidatos que atendam às seguintes condições: ser portador de diploma de curso superior de Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa, devidamente registrado no Ministério da Educação; e ser professor efetivo e em exercício no Ensino Fundamental (do 1º ao 9º anos) de escola da Rede Pública de Ensino do Brasil.

Navegar
Assinar esta coleção para receber notificações por e-mail de cada item inserido
Coleção de Items (Ordenada por Data de depósito na ordem Descendente): 21 para 40 de 79
Data do documentoTítuloAutor(es)Tipo
28-Mai-2021A produção de comentários críticos em contexto de Sala de Aula Invertida (Flipped Classroom): uma proposta para o ensino de Língua Portuguesa no Ensino FundamentalRocha, Gustavo Gomes Siqueira daDissertação
28-Mai-2021O estudo da variação linguística nas aulas de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental: uma proposta contra o preconceito linguístico e socialCoelho, Carina de AlmeidaDissertação
20-Mai-2021Das ‘cartas do leitor’ aos ‘comentários críticos do instagram’ como prática para ampliação da competência argumentativa de discentes de 7º ano do ensino fundamentalBastos, Bruno Luis OliveiraDissertação
12-Fev-2021Narrativas fantásticas e letramento literário: a formação do jovem leitorOliveira, Laio Henrique deDissertação
12-Mar-2020Do conto à aldravipeia: uma proposta de ampliação do repertório literário através da produção de textos poéticosAdalemar Netto, JoseaniDissertação
27-Ago-2020Os diários dialogados como instrumento de ensino para a construção de um ambiente de aprendizagem culturalmente sensívelArcanjo, Lívia NascimentoDissertação
18-Set-2020As tirinhas em quadrinhos de Armandinho na ampliação do repertório artístico-literário do jovem leitor nos anos finais do ensino fundamentalMarinho, José Ignacio RibeiroDissertação
18-Ago-2020Ampliação do repertório literário através da leitura e produção de conto de fadasAlmeida, Helga Carvalho Baptista deDissertação
13-Mar-2020A reescrita dirigida como parte do processo de consolidação da escritaFajardo, Ana Cristina MirandaDissertação
9-Jul-2020Uma introdução ao cânone: ampliação de repertório e letramento literário através de O Cortiço de Aluísio Azevedo e uma adaptação em HQ de Ronaldo AntonelliSilva, Luciana dos SantosDissertação
13-Mar-2020Análise reflexiva do ensino de língua portuguesa: um caminho para novas práticas pedagógicasVieira, Abel GomesDissertação
12-Mar-2020Ensino contextualizado dos tempos verbais: relato de experiência vivida como forma de aproximação entre escola e famíliaFreitas, Vanda Pinheiro de LacerdaDissertação
9-Jul-2020Campanha Educativa: a construção de um gênero como ação socialFerreira, Christiana Franck CardosoDissertação
13-Mar-2020Letramento literário e ampliação de repertório: a ambiguidade na construção das personagens machadianas em textos originais e adaptaçõesGomes, Mariele Furtado de BarrosDissertação
30-Set-2019Das Reinações de Narizinho ao Oitavo Vilarejo: uma proposta de ampliação do repertório literário do jovem leitorRodrigues, Aline Mariano da SilvaDissertação
20-Set-2019Aspectos poéticos da negritude na educação básica: interface entre o rap nacional e o poema afro-brasileiroRocha, Icaro Rodrigues daDissertação
17-Set-2019A leitura de tirinhas em sala de aula nos 7os anos do ensino fundamental: uma abordagem pelos aspectos enquadramento, planos e ângulos de visão e sequencialidadeSilva, Alice Cristiane Souza Ferreira daDissertação
5-Abr-2019A narrativa do holocausto: realidade e ficção no repertório literário dos alunos da EJAOliveira, Terezila Barra Silva deDissertação
4-Abr-2019Uma experiência de ressignificação do papel da gramática na aula de português: mudanças na abordagem, nos recursos e nas crenças do professorOliveira, Fernanda Luciane deDissertação
4-Abr-2019Gêneros pautando um ensino reflexivo do adjetivo e do advérbio: discussões sobre bullying e cinema em um novo contexto escolarMoreira, Juliana Maria de OliveiraDissertação
Coleção de Items (Ordenada por Data de depósito na ordem Descendente): 21 para 40 de 79
Sigla da Instituição
Departamento
Tipo de Documento
Data de Publicação
Data de Disponibilização