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dc.contributor.advisor1Fortes, Fábio da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4732903D0pt_BR
dc.contributor.referee1Miotti, Charlene Martins-
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dc.contributor.referee2Jesus, Carlos Renato Rosário de-
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dc.contributor.referee3El-Jaick, Ana Paula Grillo-
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dc.contributor.referee4Ribeiro, Tatiana Oliveira-
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dc.creatorMoraes, Henrique Silva-
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dc.date.accessioned2017-12-22T12:08:48Z-
dc.date.available2017-12-21-
dc.date.available2017-12-22T12:08:48Z-
dc.date.issued2017-08-22-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/6017-
dc.description.abstractIn the prooemia of his philosophical works, Cicero defends the use of the Latin Language for discussing philosophical matters. The preliminary presentation of the subject is due to a dominant notion during the period of the Late Roman Republic according to which only Greek could properly express debates of philosophical nature, while Latin would lack sufficient lexical and grammatical means to reproduce and further discuss the subjects and concepts defined by the Greeks, as Lucrece briefly delineated in the phrase patrii sermonis egestas . Cicero deals extensively with this problem in his dialogue-treatise Academica , in which not only does he accomplish an abstract defense of the expressivity of the Latin Language, but also applies several translations of terms derived from Greek Philosophy. In this context, we aim to investigate Cicero’s linguistic consciousness as presented in the prooemium of the Academica , as well as to analyse the method and the functionality of the translations found in this work. We intend to draw attention to the way in which the studied work may contribute to the comprehension of the construction of Roman identity, of Cicero’s linguistic attitudes and of the position held by Philosophy in the Late Roman Republic.pt_BR
dc.description.resumoNos proêmios de suas obras filosóficas, Cícero desenvolve uma defesa do uso da língua latina para a discussão de temas filosóficos. A apresentação preliminar desse assunto se deve à concepção dominante no período da República Romana Tardia segundo a qual apenas o grego figuraria como língua adequada à expressão das problemáticas de natureza filosófica, ao passo que o latim, eivado de uma reconhecida carência, sintetizada por Lucrécio na fórmula patrii sermonis egestas , não disporia de recursos lexicais e gramaticais suficientes para reproduzir ou rediscutir as matérias e conceitos definidos pelos gregos. Esse problema é retratado por Cícero de maneira extensiva em seu diálogo-tratado Acadêmicos , no qual não somente é realizada uma defesa abstrata da expressividade da língua latina, como também são colocadas em prática diversas traduções de termos oriundos da filosofia grega. Nesse contexto, buscamos investigar a consciência linguística de Cícero evidenciada no proêmio dos Acadêmicos, bem como analisar o método e a funcionalidade das traduções presentes na obra. Pretendemos chamar atenção para o modo como a obra estudada contribui para a compreensão da construção da identidade romana, das atitudes linguísticas ciceronianas e da posição ocupada pela filosofia na República Tardia Romana.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Letras: Linguísticapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectConsciência linguísticapt_BR
dc.subjectFilosofiapt_BR
dc.subjectCeticismo Cíceropt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApt_BR
dc.titleA filosofia em letras latinas: identidade e consciência linguísticas nos Acadêmicos de Cíceropt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Linguística (Dissertações)



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