https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/6026
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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karinedepaulabarros.pdf | 1.84 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Dissertação |
Título: | O fluxo de processos na coordenação de contratos da Universidade Federal de Juiz de Fora: um estudo sobre os maiores desafios para a otimização dos trabalhos |
Autor(es): | Barros, Karine de Paula |
Primeiro Orientador: | Sanabio, Marcos Tanure |
Membro da banca: | Riani, Frederico Augusto D'avila |
Membro da banca: | Ferreira, Marcello |
Resumo: | A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso de gestão estudado discute o trâmite processual para a formalização de contratos destinados à aquisição de materiais e serviços necessários para o desenvolvimento das atividades da UFJF, em especial, o ensino, a pesquisa e a extensão. Com efeito, os contratos são os instrumentos que regulamentam, em regra, a compra de materiais e a prestação de serviços na esfera da Administração Pública. O objetivo definido para esse estudo foi analisar os maiores desafios para o regular fluxo dos processos de trabalho desenvolvidos na UFJF, com o objetivo de celebrar contratos, visando municiar a instituição com instrumentos que permitam o aperfeiçoamento do trâmite processual. Assumimos como hipóteses para a ocorrência de incidentes que impedem o regular fluxo dos processos, a ausência de definição e normatização das atribuições do setor de Contratos, bem como a inexistência de uma padronização dos processos de trabalho e documentos produzidos na instituição. Com base em uma abordagem qualitativa, desenvolvemos o presente estudo de caso, concentrando esforços para conhecer a organização dos processos, na busca por desvendar os incidentes ocorridos durante sua tramitação. A partir da combinação de instrumentos de pesquisa consistentes em análise documental e entrevistas, constatamos a necessidade de organizar as equipes de trabalho através da definição de suas atribuições, dimensionamento e capacitação de pessoal, além da padronização das rotinas de trabalho. Assim, com suporte nos dados apurados por meio dos instrumentos que nortearam a pesquisa, apresentamos um Plano de Ação Educacional que envolve estratégias direcionadas à reformulação e otimização das rotinas de trabalho visando conferir suporte para o aperfeiçoamento dos processos de formalização de contratos. |
Abstract: | This dissertation is developed within the Professional Master in Management and Evaluation of Public Education (PPGP) from the Center for Public Policies and Evaluation of Education of the Federal University of Juiz de Fora (CAEd/UFJF). The management case studied discusses the procedural process for the formalization of contracts for the acquisition of materials and services necessary for the development at UFJF activities, especially, the teaching, research and extension. In effect, contracts are the instruments that regulate, as a rule, the purchase of materials and the provision of services in the sphere of Public Administration. The objective of this study was to analyze the major challenges for the regular flow of the work processes developed at UFJF. In order to conclude contracts, aiming to provide the institution with instruments that allow the improvement of the procedural process. We assume as hypotheses for the occurrence of incidents that prevent the regular flow of processes, the absence of definition and standardization of the attributions of the contracts sector, as well as, the lack of a standardization of the work processes and documents produced in the institution. Based on a qualitative approach, we developed the present case study, concentrating efforts to know the organization of the processes, in the search to uncover the incidents that occurred during its process. Then, the combination of research tools consisting of document analysis and interviews, we verified the need to organize the work teams through the definition of their assignments, sizing and qualification of personnel, therefore, the standardization of work routines. Accordingly, with support in the data obtained through the instruments that guided the research, we present an Educational Action Plan that involves strategies directed to the reformulation and optimization of work routines in order to provide support for the improvement of the contract formalization processes. |
Palavras-chave: | Contratos públicos Gestão do ensino superior Fluxo de processos Planejamento estratégico Public contracts Management of higher education Process flow Strategic planning |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Programa: | Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/6026 |
Data do documento: | 28-Set-2017 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações) PROQUALI - Dissertações |
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