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Clase: Dissertação
Título : Os desafios na implementação do sistema de arquivos na Universidade Federal de Juiz de Fora: o caso da CAP/PROGEPE
Autor(es): Andrade, Felipe Henrique Alves de
Orientador: Alvim, Maria Isabel da Silva Azevedo
Miembros Examinadores: Pires, Francisca Cristina de Oliveira
Miembros Examinadores: Castro, Maria Cristina Drumond e
Resumo: A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso de gestão estudado discute os caminhos e implicações práticas na adoção de uma política de arquivos universitária dedicada a pensar a gestão de documentos produzidos e recebidos pela UFJF, assumindo como recorte de análise a Coordenação de Administração de Pessoal (CAP) e, em certo grau, a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEPE) à qual ela pertence. Nesse cenário, anunciamse desafios postos pelo contexto da expansão planejada e executada no bojo do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI). Com isso em mente, define-se como objetivo geral para este estudo promover o diagnóstico sobre o desenvolvimento e implementação do Sistema de Arquivos da UFJF (SIARQ-UFJF) e a política de arquivos adotada pela mesma, de maneira a revelar as falhas dos procedimentos escolhidos que resultam na precarização da gestão e preservação de documentos da vida funcional dos servidores no âmbito da CAP, cenário primordial onde deu-se esta pesquisa. Assim, com o objetivo de identificar os elementos que constituem tais problemas, abordamse autores relacionados ao eixo teórico de arquivologia e política de arquivos universitária. Nesse sentido, destacam-se as contribuições de teóricos como Theodore Schellenberg, Heloísa Bellotto, Jean-Yves Rousseau e Carol Couture, dentre outros. O debate teórico se amplia com a análise de diretrizes e documentos veiculados pela UFJF que esclareçam em que medida estão ocorrendo as discussões sobre a implantação de uma gestão documental universitária. A metodologia de pesquisa adotada é de natureza quali-quantitativa, com uso do viés do caso de gestão, utilizando como instrumentos a aplicação de questionários em servidores da CAP e a realização de entrevistas com gestores da PROGEPE e de outros setores que possuem relevância no cenário das políticas estratégicas dedicadas à gestão documental. A presente pesquisa permitiu concluir, conforme se verificará no decorrer do texto, que ocorre uma configuração inconclusa da política de arquivos a nível institucional, em atendimento aos postulados teóricos e metodológicos recomendados, bem como falta de priorização do trabalho de gestão documental por parte de gestores e detentores do poder decisório, refletindo na ausência de esforços sérios e comprometidos no avanço da implementação da política de arquivos. Em virtude disso, apresenta-se ao final desta dissertação um Plano de Ação Educacional (PAE) composto de recomendações e ações visando fortalecer as práticas de gestão documental na CAP e imbuir seus servidores com conhecimentos e responsabilidades nesse respeito.
Resumen : This dissertation was developed under the Professional Master in Management and Evaluation of Public Education (PPGP) of the Center for Public Policies and Education Evaluation of the Federal University of Juiz de Fora (CAEd/UFJF). The management case studied discusses the practical ways and implications of adopting a university archives policy dedicated to thinking about the management of documents produced and received by the UFJF, taking as an analysis subject the Coordination of Personnel Administration (CAP) and, in a certain way of degree, the Pro-Rector's Office of People Management (PROGEPE) to which it belongs. In this scenario, there are challenges posed by the context of the planned and executed expansion made possible by the Federal University Restructuring and Expansion Plans Support Program (REUNI). With this in mind, it is defined as general objective for this study to promote the diagnosis about the development and implementation of the Archives System of the UFJF (SIARQ-UFJF) and the archives policy adopted by it, in order to reveal the failures of the chosen procedures that result in the precariousness of the management and preservation of documents belonging to the professional life of the public servants within the scope of the CAP, the priomordial scenario where this research was given. Thus, in order to identify the elements that constitute such problems, this work approaches the authors related to the theoretical axis of archivology and university archives policy. In this sense, the contributions of theorists such as Theodore Schellenberg, Heloísa Bellotto, Jean-Yves Rousseau and Carol Couture, among others, stand out. The theoretical debate expands with the analysis of guidelines and documents conveyed by the UFJF that clarify the extent to which discussions are taking place regarding the implementation of a university documents management. The research methodology adopted is of a qualitative and quantitative nature, using the bias of the management case, using as instruments the application of surveys in CAP's servants and interviews with managers of PROGEPE and other sectors that have relevance in the scenario of the strategic policies dedicated to the documents management. This research led to the conclusion, as it will be verified throughout the text, that there is an unfinished configuration of the archives policy at institutional level, in compliance with the recommended theoretical and methodological postulates, also lack of prioritization on document management work by managers and holders of the decision-making power, reflecting in the absence of serious and committed efforts to advance the implementation of the archives policy. As a result of this, an Educational Action Plan (PAE) composed of recommendations and actions is presented at the end of this dissertation, aiming to strengthen the document management practices in the CAP and imbue its employees with knowledge and responsibilities in this regard.
Palabras clave : Gestão documental
Sistema de arquivos
Política de arquivos
Documents management
Archives system
Archives policy
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Clase de Acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/6032
Fecha de publicación : 24-ago-2017
Aparece en las colecciones: Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)
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