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dc.contributor.advisor1Magalhães, Luciane Manera-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728306T3pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Ceris Salete Ribas da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4797612U9pt_BR
dc.contributor.referee2Sarmento, Diva Chaves-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780067Z6pt_BR
dc.creatorAchtschin, Simone Borrelli-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4137406T5pt_BR
dc.date.accessioned2018-01-22T18:15:38Z-
dc.date.available2018-01-09-
dc.date.available2018-01-22T18:15:38Z-
dc.date.issued2010-07-05-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/6039-
dc.description.abstractThe Municipal System of Education to Juiz de Fora / MG regulates schools in their network, using the concepts Satisfactory (S) and Not Satisfactory (NS) as a way to record assessment in literacy classes. Guided by the difficulty of applying these concepts, investigated, reported through practice, the criteria that five teachers literacy teachers adopt to describe their students as well literate. It was also the subject of investigation and assess how the difficulties encountered in the applicability of research approach, data werw gerated through two instruments: (i) semi structured interviews and (ii) reproduction of documents.From the data analysis, it was established that both the teachers adopt specific standards of literacy and literacy, as nonspecific. Assess students formally and informally, and for failing to understand the parameters that is sufficiently literate, have difficulty applying the concepts S an NS.pt_BR
dc.description.resumoO Sistema Municipal de Ensino de Juiz de Fora/MG regulamenta que as escolas, de sua rede, utilizem os conceitos Satisfatório (S) e Não Satisfatório (NS) como forma de registro de avaliação em turmas de alfabetização. Pautada na dificuldade de aplicação destes conceitos, investiguei, por meio da prática relatada, os critérios que cinco professoras alfabetizadoras adotam para caracterizar seus alunos como satisfatoriamente alfabetizados. Foi, também, objeto de investigação o modo como avaliam e as dificuldades que encontram na aplicabilidade desses conceitos. Com base na abordagem qualitativa de pesquisa, os dados foram gerados por meio de dois instrumentos: (i) entrevistas semiestruturadas e (ii) reprodução de documentos. A partir da análise dos dados, foi possível constatar que as professoras adotam tanto critérios específicos da alfabetização e do letramento, quanto não específicos. Avaliam os alunos de modo formal e informal e, por não terem parâmetros para compreender o que seja satisfatoriamente alfabetizado, encontram dificuldades para aplicarem os conceitos S e NS.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCritérios de avaliaçãopt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectAluno satisfatoriamente alfabetizadopt_BR
dc.subjectAssessment criteriapt_BR
dc.subjectLiteracypt_BR
dc.subjectLiterate student satisfactorilypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleAluno satisfatoriamente alfabetizado: os critérios de avaliação na voz das professoraspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Educação (Dissertações)



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