Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/6148
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
vivianhelenabriondacostasilva.pdf3.44 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Dissertação
Título: Educação financeira escolar: os riscos e as armadilhas presentes no comércio, na sociedade de consumidores
Autor(es): Silva, Vivian Helena Brion da Costa
Primeiro Orientador: Silva, Amarildo Melchiades da
Membro da banca: Santiago, Ana Elisa Esteves
Membro da banca: Rodrigues, Chang Kuo
Resumo: A presente pesquisa em Educação Financeira Escolar e Educação Matemática teve como objetivo desenvolver um conjunto de tarefas para a sala de aula do Ensino Médio com a finalidade de ensinar sobre os riscos e as armadilhas presentes no comércio com o propósito de estimular o consumo das pessoas, a partir de ciladas intencionalmente colocadas para o consumidor. Nessa direção, nosso problema de pesquisa foi investigar a produção de um conjunto de tarefas, referenciadas teoricamente, sobre os riscos e as armadilhas presentes no comércio, influenciando o consumismo das pessoas na sociedade de consumidores. A pesquisa caracterizou-se como sendo de cunho qualitativo, na qual desenvolvemos uma pesquisa de campo. As tarefas são fundamentadas teoricamente a partir do Modelo dos Campos Semânticos, presentes em Lins (1999, 2008, 2012), pela concepção de consumismo e sociedade de consumidores propostas pelo sociólogo Zigmunt Bauman (2007, 2008) e pela proposta de Educação Financeira Escolar presente em Silva e Powell (2013). O conjunto de tarefas produzido e a experiência adquirida com a pesquisa e transformada em informação para atividades de ensino, resultaram em um produto educacional para uso dos professores da Educação Básica.
Abstract: The present research in School Financial Education and Mathematics Education had as objective to develop a set of tasks for the classroom of the High School with the finality of teaching about the risks and the traps presents in the commerce with the purpose of stimulating the consumption of the people, From traps intentionally put to the consumer. In this direction, our research problem was to investigate the production of a set of theoretically referenced tasks on the risks and pitfalls present in the trade, influencing the consumerism of the people in the consumer society. The research was characterized as having a qualitative character, in which we developed a field research. The tasks are theoretically based on the Semantic Fields Model, present in Lins (1999, 2008, 2012), by the conception of consumerism and consumer society proposed by the sociologist Zigmunt Bauman (2007, 2008) and by the proposal of School Financial Education present In Silva and Powell (2013). The set of tasks produced and the experience gained from the research and transformed into information for teaching activities, resulted in an educational product for the use of Basic Education teachers.
Palavras-chave: Educação matemática
Educação financeira escolar
Armadilhas no comércio
Consumismo
Mathematics education
School financial education
Traps in trade
Consumerism
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: ICE – Instituto de Ciências Exatas
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação Matemática
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/6148
Data do documento: 31-Ago-2017
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação Matemática (Dissertações)



Os itens no repositório estão protegidos por licenças Creative Commons, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.