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dc.contributor.advisor1Pimenta, Francisco José Paoliello-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788558J9pt_BR
dc.contributor.referee1Vieira, Soraya Maria Ferreira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790087Z7pt_BR
dc.contributor.referee2Hildebrand, Hermes Renato-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4768516P6pt_BR
dc.creatorMoraes, Franciane Tavares de-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4305678E7pt_BR
dc.date.accessioned2018-01-29T11:30:08Z-
dc.date.available2018-07-01-
dc.date.available2018-01-29T11:30:08Z-
dc.date.issued2017-03-09-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/6152-
dc.description.abstractThis dissertation aims to analyse Wikipedia communicative effectivity which creates a binding with their collaborative real-time editors, having as reference Charles Peirce’s theory of Abduction which is based upon instinct and describes an inferential method non-bounded exclusively to scientific domain that is capable of clarify the ways a cognition act is formed when exposed to a situation to which there is no embedded habits. Supported by Peirce’s investigative theory, this investigation departs from his concept of doubt and belief as well as his categoric opposition to the Cartesian argument of intuition, in order to understand this concept of instinct and its role in the investigation and apprehending of a new sign matrix. Subsequently, we use his theory of synechism in order to develop the notion of evolution and continuity in the sign of Wikipedia platform. In our investigation, we hold to the hypothesis according to which the presence of multiple signs, whose appreciation is needed to take part in Wikipedia, compromises the instinctive collaboration, leading to a high dropout rate among users. Seeking to understand the multicode appropriation and its instinctive potencialities, applying a quiz to newly-registered users in the Portuguese version of Wikipedia during one week, assessing their first perceptions about the platform. Their answers and our later analysis uphold the presented conclusions in this study.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho dedica-se a investigar a eficiência comunicativa da Wikipedia em reter seus usuários colaboradores, tendo como referência a teoria abdutiva de Charles S. Peirce com base no instinto, que descreve um método inferencial não confinado à categoria científica, mas capaz de desvendar a forma como uma cognição é construída frente a uma situação em que ainda não possuímos hábitos estabelecidos. Sustentados na teoria investigativa de Peirce, partimos de seu conceito de dúvida e crença e sua oposição categórica ao argumento Cartesiano da intuição para chegarmos à sua concepção do instinto e seu papel desempenhado na investigação, compreendendo como este atua na apreensão de uma nova matriz sígnica. Em seguida, fazemos uso de sua teoria do sinequismo para trabalhar a noção de evolução e continuidade nos signos da plataforma. Em nossa investigação sustentamos a hipótese de que a presença de múltiplos signos, cuja apreciação é necessária para participação na Wikipedia, compromete a colaboração instintiva, levando a uma alta taxa de abandono por parte de novos usuários. Buscando compreender a apropriação multicódigos da plataforma e suas potencialidades instintivas, aplicamos um questionário aos usuários recém-cadastrados na Wikipedia Português pelo período de uma semana, avaliando suas primeiras percepções sobre a plataforma. Suas respostas e nossas posteriores análises sustentam as conclusões apresentadas neste trabalho.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicação Socialpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPeircept_BR
dc.subjectInstintopt_BR
dc.subjectPragmaticismopt_BR
dc.subjectAbduçãopt_BR
dc.subjectWikipediapt_BR
dc.subjectPeircept_BR
dc.subjectInstinctpt_BR
dc.subjectPragmaticismpt_BR
dc.subjectAbductionpt_BR
dc.subjectWikipediapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
dc.titleInstinto colaborativo: como a Wikipedia se apropria das potencialidades do meio para atingir seu objetivopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Comunicação (Dissertações)



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