https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/6254
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Type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | Conforto acústico urbano: estudos dos impactos causados pelo trânsito ferroviário no perímetro urbano de Juiz de Fora |
Author: | Silva, Felipe Arlindo |
First Advisor: | Machado, Ernani Simplício |
Co-Advisor: | Dias, Miriam Carla do Nascimento |
Resumo: | A linha férrea foi o ponto de partida para o desenvolvimento da cidade de Juiz de Fora, localizada no Estado de Minas Gerais, Brasil. O vilarejo onde hoje está estabelecida a cidade de Juiz de Fora surgiu na época do Ciclo do Ouro ou Ciclo da Mineração, estimulado pelo movimento das tropas que por ali circulavam e sendo explorado com a abertura do chamado “Caminho Novo”, estrada construída em 1707 para o transporte do ouro da Região de Vila Rica (atual cidade de Ouro Preto) até o porto da cidade do Rio de Janeiro. A ocupação do local foi planejada para se dar em apenas um lado da estrada de ferro, mas com o aumento populacional a ocupação se deu também do outro lado da linha férrea e, na consolidação da cidade, a linha acabou inserida dentro da mesma, cortando-a no sentido norte-sul. Esta consolidação desordenada da cidade teve como consequência a existência de edificações muito próximas da linha férrea, sendo estas edificações o escopo desta pesquisa, onde foram analisados os impactos do ruído ferroviário sobre elas e seus ocupantes. Não se pode pensar o espaço urbano sem considerar todos os elementos que o compõe, dentre os quais está a acústica ambiental. A linha ferroviária, de um modo geral, causa desconforto ao homem em forma de poluição sonora. O controle do ruído ambiental é de extrema importância, uma vez que a exposição a um elevado nível sonoro pode afetar a capacidade de realização de atividades cotidianas, como também a capacidade de lidar com o estresse do dia a dia, ou mesmo de trabalhar produtivamente ou concentrar-se no serviço. Além disso, outros efeitos podem surgir ao longo do tempo, como alterações do sono, irritabilidade, ansiedade, interferência na comunicação e no comportamento social, pois níveis elevados de ruído podem causar problemas na saúde física, desencadeando problemas cardiovasculares e até mesmo perda de audição. Para alcançar os objetivos deste trabalho, a coleta de dados para análise se deu através de uma revisão teórica sobre a inserção histórica da via férrea na cidade de Juiz de Fora e sobre conforto ambiental acústico e suas relações com as normas vigentes. Através de Coleta de dados técnicos (medições) e aplicação de instrumentos e metodologia de avaliação pós-ocupação (APO) direcionada à percepção dos usuários da região estudada foi possível fazer um estudo de áreas específicas, mapeando seus parâmetros urbanísticos (zoneamento e modelo), análise da granulometria atual, tipologia das edificações, qualidade e usos e os impactos dos ruídos da ferrovia sobre seu entorno. Descartando-se a possibilidade de remanejamento imediato da linha, este estudo busca oferecer subsídios para propostas de intervenções, modificações, reformas ou dados para novos projetos de arquitetura e urbanismo ou mesmo algum tipo de interferência na legislação vigente que visem melhorar o conforto acústico destas edificações, aproveitando de modo sustentável os recursos nativos da região e proporcionando melhorias na qualidade de vida de seus ocupantes. PRANCHA RESUMO- Contribuições e impactos de barreiras acústicas em áreas habitadas |
Abstract: | - |
Keywords: | Conforto acústico Poluição sonora Ferrovia |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Institution Initials: | UFJF |
Department: | Faculdade de Arquitetura e Urbanismo |
Access Type: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/6254 |
Issue Date: | 2016 |
Appears in Collections: | Arquitetura e Urbanismo |
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