https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/6254
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
felipearlindosilva.pdf | 4.15 MB | Adobe PDF | View/Open | |
felipearlindosilva-prancha.pdf | 14.48 MB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Machado, Ernani Simplício | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4750680T7 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Dias, Miriam Carla do Nascimento | - |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4386206A5 | pt_BR |
dc.creator | Silva, Felipe Arlindo | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4089865U9 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-03-12T11:26:09Z | - |
dc.date.available | 2017-05-16 | - |
dc.date.available | 2018-03-12T11:26:09Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/6254 | - |
dc.description.abstract | - | pt_BR |
dc.description.resumo | A linha férrea foi o ponto de partida para o desenvolvimento da cidade de Juiz de Fora, localizada no Estado de Minas Gerais, Brasil. O vilarejo onde hoje está estabelecida a cidade de Juiz de Fora surgiu na época do Ciclo do Ouro ou Ciclo da Mineração, estimulado pelo movimento das tropas que por ali circulavam e sendo explorado com a abertura do chamado “Caminho Novo”, estrada construída em 1707 para o transporte do ouro da Região de Vila Rica (atual cidade de Ouro Preto) até o porto da cidade do Rio de Janeiro. A ocupação do local foi planejada para se dar em apenas um lado da estrada de ferro, mas com o aumento populacional a ocupação se deu também do outro lado da linha férrea e, na consolidação da cidade, a linha acabou inserida dentro da mesma, cortando-a no sentido norte-sul. Esta consolidação desordenada da cidade teve como consequência a existência de edificações muito próximas da linha férrea, sendo estas edificações o escopo desta pesquisa, onde foram analisados os impactos do ruído ferroviário sobre elas e seus ocupantes. Não se pode pensar o espaço urbano sem considerar todos os elementos que o compõe, dentre os quais está a acústica ambiental. A linha ferroviária, de um modo geral, causa desconforto ao homem em forma de poluição sonora. O controle do ruído ambiental é de extrema importância, uma vez que a exposição a um elevado nível sonoro pode afetar a capacidade de realização de atividades cotidianas, como também a capacidade de lidar com o estresse do dia a dia, ou mesmo de trabalhar produtivamente ou concentrar-se no serviço. Além disso, outros efeitos podem surgir ao longo do tempo, como alterações do sono, irritabilidade, ansiedade, interferência na comunicação e no comportamento social, pois níveis elevados de ruído podem causar problemas na saúde física, desencadeando problemas cardiovasculares e até mesmo perda de audição. Para alcançar os objetivos deste trabalho, a coleta de dados para análise se deu através de uma revisão teórica sobre a inserção histórica da via férrea na cidade de Juiz de Fora e sobre conforto ambiental acústico e suas relações com as normas vigentes. Através de Coleta de dados técnicos (medições) e aplicação de instrumentos e metodologia de avaliação pós-ocupação (APO) direcionada à percepção dos usuários da região estudada foi possível fazer um estudo de áreas específicas, mapeando seus parâmetros urbanísticos (zoneamento e modelo), análise da granulometria atual, tipologia das edificações, qualidade e usos e os impactos dos ruídos da ferrovia sobre seu entorno. Descartando-se a possibilidade de remanejamento imediato da linha, este estudo busca oferecer subsídios para propostas de intervenções, modificações, reformas ou dados para novos projetos de arquitetura e urbanismo ou mesmo algum tipo de interferência na legislação vigente que visem melhorar o conforto acústico destas edificações, aproveitando de modo sustentável os recursos nativos da região e proporcionando melhorias na qualidade de vida de seus ocupantes. PRANCHA RESUMO- Contribuições e impactos de barreiras acústicas em áreas habitadas | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Arquitetura e Urbanismo | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Conforto acústico | pt_BR |
dc.subject | Poluição sonora | pt_BR |
dc.subject | Ferrovia | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO | pt_BR |
dc.title | Conforto acústico urbano: estudos dos impactos causados pelo trânsito ferroviário no perímetro urbano de Juiz de Fora | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Arquitetura e Urbanismo |
Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.