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dc.contributor.advisor1Araujo, Renata Mendes de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3589012014320121pt_BR
dc.contributor.referee1Pimentel, Mariano-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1920411639358905pt_BR
dc.contributor.referee2Copello, Kalinca Gutierrez-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1052601226277865pt_BR
dc.contributor.referee3David, Jose Maria Nazar-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3640497501056163pt_BR
dc.creatorSilva, Jonas da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2018-03-14T18:28:16Z-
dc.date.available2018-03-02-
dc.date.available2018-03-14T18:28:16Z-
dc.date.issued2017-09-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/6336-
dc.description.abstractThe Brazilian society and the Brazilian Public Administration look for deep transformations in the management of public affairs, to make it more effective and realiable. Government practices related to social participation supported by Information and Communication Technologies (ICT) are seen as an alternative to make public institutions more democratic, effective and responsive to the demands of society. Although several initiatives of social participation with the use of Information Systems (IS), also called Social Participation Virtual Environments (SPVE), are being conceived and tried, social participation in the context of several public institutions is still reduced or even nonexistent. The challenge is how to expand this practice, transforming organizational culture in relation to social participation. UNIRIO, as a public university is expected to be a democratic and participative space. However, it is an example where social participation, especially with the use of technologies is little or practically unexplored in its community experience. The aim of this work was to conduct an action research within UNIRIO, aiming to broaden the social participation within the university community with the use of SPVE. The action research was conducted in the context of a organization innovation project and comprised an open and collaborative development event - the first UNIRIO Hackathon - aimed at the development of institutional SPVE and the promotion of internal participatory practice. This research made possible the understanding of which steps and activities should be developed during a Hackathon project in the context of an Federal University to promote social participation and build SPVE, such as the engagement of members of the institution and members outside it, which motivates them, and what were the effects caused by the event at UNIRIO.pt_BR
dc.description.resumoA sociedade brasileira e a própria Administração Pública anseiam por profundas transformações na gestão da coisa pública, que a torne mais eficaz e proba. Neste sentido, as práticas governamentais relacionadas à participação social sustentada por Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) são vistas como uma alternativa para tornar as instituições públicas mais democráticas, eficazes e responsivas às demandas da sociedade. Embora diversas iniciativas de participação social com o uso de sistemas de informação (SI), também chamados de Ambientes Virtuais de Participação Social (AVPS), estejam sendo concebidas e experimentadas, a participação social no contexto de diversas instituições públicas, ainda é reduzida ou mesmo inexistente. O desafio está em como expandir esta prática, transformando a cultura institucional em relação à participação social. A UNIRIO, como uma Instituição Federal de Ensino Superior (IFES), à princípio um espaço que se espera ser democrático e participativo, é um exemplo onde a participação social, sobretudo com o uso de tecnologias, é pouco ou praticamente não explorada na vivência de sua comunidade. O objetivo deste trabalho foi conduzir uma pesquisa-ação no âmbito da UNIRIO, visando ampliar a participação social da comunidade universitária com o uso de AVPS. A pesquisa-ação foi conduzida no contexto de um projeto voltado à inovação institucional e compreendeu a realização de um evento de desenvolvimento aberto e colaborativo - o primeiro Hackathon da UNIRIO - para o desenvolvimento de AVPS institucionais e a promoção da prática participativa interna. Esta pesquisa possibilitou: a compreensão de quais etapas e atividades devem ser desenvolvidas ao longo de um projeto de Hackathon no contexto de uma IFES para promover a participação social e construir AVPS, como ocorre o engajamento dos membros da instituição e membros externos a ela, o que os motiva, e quais foram os efeitos causados pela realização do evento na UNIRIO.pt_BR
dc.description.sponsorshipPROQUALI (UFJF)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.department-pt_BR
dc.publisher.program-pt_BR
dc.publisher.initialsUNIRIOpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDemocracia eletrônicapt_BR
dc.subjectAmbientes virtuais de participação socialpt_BR
dc.subjectHackathonspt_BR
dc.subjectDesign thinkingpt_BR
dc.subjectPesquisa-açãopt_BR
dc.subjectUNIRIOpt_BR
dc.subjectE-democracypt_BR
dc.subjectSocial participation virtual environmentspt_BR
dc.subjectHackathonspt_BR
dc.subjectDesign thinkingpt_BR
dc.subjectAction researchpt_BR
dc.subjectUNIRIOpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAOpt_BR
dc.titleUma experiência de desenvolvimento aberto e colaborativo de ambientes virtuais de participação social na UNIRIOpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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