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dc.contributor.advisor1Silva, Anderson Pires da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794294H3pt_BR
dc.contributor.referee1Furtado, Fernando Fábio Fiorese-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794297Z9pt_BR
dc.contributor.referee2Redmond, William Valentine-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4709060J7pt_BR
dc.creatorQuinet, Liene Maria Meireles-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4364200Z3pt_BR
dc.date.accessioned2018-03-19T17:40:48Z-
dc.date.available2018-03-15-
dc.date.available2018-03-19T17:40:48Z-
dc.date.issued2012-12-18-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/6388-
dc.description.abstractThis Master's degree dissertation investigates in the romance O anjo (1934), by Jorge de Lima, the surrealistic aspects that led the literary criticism to classify the novel as heir of the current of surrealistic aesthetics. It makes a general view about the French surrealist movement which was idealized and headed by André Breton, and its historical contextualization. It aims to demonstrate the ideological and stylistic field which Jorge de Lima inherited influences for his artistic and literary composing, depicting in general lines how the repercussion of the surrealist ideas occurred in Brazil. With the intention of showing evidence about how Jorge de Lima absorbed the surrealistic inheritance in his diversified creative activity and for a better comprehension of the surreal dimension in his literary work, it makes a brief reflection about some fragments of poems in the book A túnica inconsútil (1938) and of some pictures of his book of photomontages A pintura em pânico (1943).pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação de Mestrado investiga no romance O anjo (1934), de Jorge de Lima, os aspectos surrealistas que levaram a crítica literária a classificar a obra como herdeira da corrente estética surrealista. Apresenta um panorama geral do movimento surrealista francês idealizado e liderado por André Breton, bem como sua contextualização histórica. Visando a demonstrar o campo ideológico e estilístico do qual Jorge de Lima herdou influências para sua produção artística e literária, retrata, em linhas gerais, como ocorreu a repercussão das ideias surrealistas no Brasil. Com o intuito de mostrar evidências de como Jorge de Lima absorveu a herança surrealista em sua diversificada atividade criativa, bem como para uma melhor compreensão da dimensão do surreal em sua obra, apresenta uma breve reflexão sobre alguns fragmentos de poemas da obra A túnica inconsútil (1938) e de algumas imagens de seu livro de fotomontagens A pintura em pânico (1943).pt_BR
dc.description.sponsorshipPROQUALI (UFJF)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherCentro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/JF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.department-pt_BR
dc.publisher.program-pt_BR
dc.publisher.initialsCES/JFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectJorge de Limapt_BR
dc.subjectEstética surrealistapt_BR
dc.subjectO anjopt_BR
dc.subjectJorge de Limapt_BR
dc.subjectSurrealist aestheticspt_BR
dc.subjectO anjopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.titleA utopia do sonho: os veios subterrâneos no surrealismo de Jorge de Limapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:PROQUALI - Dissertações



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