Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/642
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
flavioserenocardoso.pdf712.84 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Sanábio, Marcos Tanure-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4767790E3pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Oliveira , Virgílio Cézar da Silva e-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4778527H6pt_BR
dc.contributor.referee1Abreu, Júlio César Andrade de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4177939T7pt_BR
dc.contributor.referee2David, Marcus Vinícius-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4721788A7pt_BR
dc.creatorCardoso, Flávio Sereno-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2016-02-03T11:26:13Z-
dc.date.available2016-02-02-
dc.date.available2016-02-03T11:26:13Z-
dc.date.issued2014-09-29-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/642-
dc.description.abstractThis work aims to analyze, from document analysis and perception of relevant actors, concreteness, in the daily course of Bachelors in Interdisciplinary Humanities at the Federal University of Juiz de Fora, the benchmarks set out in Guiding and Interdisciplinary Degrees Similar Ministry of Education and propose changes that reduce the distance between the predicted and what is being done. Justified this choice by innovativeness of the proposed interdisciplinary bachelors in Brazil as well as the need to identify the challenges and possibilities of this curricular experience. The methodology used in this qualitative research was a case study, through a bibliographic reference and documentary analysis and semi-structured interviews. The main document references used were the pedagogical design of the course and guiding frameworks for interdisciplinary and similar bachelor's Ministry of Education. After work, we present a Plan of Action Educational contemplating proposals that seek to meet the previously planned to bring in the official documentation held in the daily course mentioned goal.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo analisar, a partir de análise documental e da percepção de atores relevantes, a concretude, no cotidiano do curso de Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Humanas da Universidade Federal de Juiz de Fora, do previsto nos Referenciais Orientadores para Bacharelados Interdisciplinares e Similares do Ministério da Educação e propor alterações que reduzam a distância entre o previsto e o que está sendo realizado. Justifica-se esta escolha pelo caráter inovador da proposta de bacharelados interdisciplinares no Brasil, bem como da necessidade de se identificar os desafios e possibilidades desta experiência de arquitetura curricular. A metodologia usada nesta pesquisa qualitativa foi um estudo de caso, por meio de referencial bibliográfico e análise documental e entrevistas semiestruturadas. As principais referências documentais utilizadas foram o projeto pedagógico do curso e os referenciais orientadores para bacharelados interdisciplinares e similares do Ministério da Educação. No fim do trabalho, é apresentado um Plano de Ação Educacional, contemplando propostas que procuram atender o objetivo citado anteriormente de aproximar o previsto na documentação oficial do realizado no cotidiano do curso.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Gestão e Avaliação em Educação Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBacharelado Interdisciplinarpt_BR
dc.subjectEnsino Superiorpt_BR
dc.subjectReferenciais Orientadorespt_BR
dc.subjectInterdisciplinary Degreept_BR
dc.subjectHigher educationpt_BR
dc.subjectGuiding referencespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleBacharelado interdisciplinar em ciências humanas da Universidade Federal de Juiz de Fora: análise da concretude da estrutura e do fluxo de formação previstos nos referencias orientadores do MECpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)
PROQUALI - Dissertações



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.