https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/6529
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
elisabethprobst.pdf | 2.3 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Dissertação |
Título: | Os videopoemas de Arnaldo Antunes e a intersecção entre arte, poesia e tecnologia |
Autor(es): | Probst, Elisabeth |
Primeiro Orientador: | Mendes, Moema Rodrigues Brandão |
Membro da banca: | Silva, Maria Andréia de Paula |
Membro da banca: | Maciel, Leila Rose Márie Batista da Silveira |
Resumo: | A partir da análise da coletânea de videopoemas de Arnaldo Antunes(2005), intitulada Nome (DVD+cd), foram investigadas as recentes possibilidades do fazer poético e as modificações em seus atributos, inclusive no que tange à relação autor-leitor (ou autor-receptor), propiciadas pelos novos suportes trazidos pelo que comumente se tem designado como Era digital, os quais potencializam a interação entre as diversas formas de linguagem artística (música, vídeo, desenho, pintura, literatura).A relevância do presente trabalho reside na averiguação de novos espaços e possibilidades para a literatura os quais são abertos pelas tecnologias contemporâneas. Visa-se a contribuir, dessa forma, para que haja maior compreensão das alterações sofridas na percepção e na fruição do leitor e, até mesmo, no status deste último, que passa a participar da criação poética. A escolha do presente tema foi motivada pela contínua inquietação quanto às relações homem-máquina e às modificações daí resultantes, em suas diversas camadas –social cultural e individual.Desse modo,tomaremos a arte escrita, sonora e gestual da imagem, a fim de encontrar espaço para refletir tais formas sendo concomitantes a elementos literários. Considerando-se,assim, a forma criativa, interativa e multicultural de Arnaldo Antunes, esses elementos (escrita, sonoridade, gestualidade), aliados à tecnologia, permitem ao eu lírico uma grande liberdade de transformações criativas. |
Abstract: | From the analysis of Nome (DVD+CD), Arnaldo Antunes'(2005)collection of videopoems, recent possibilities of making poetry were investigated as well as changes in their attributes. This investigation includes the relationship between author and reader (or author and receiver), provided by the new mediathat maximize the interaction between the various forms of artistic expression (music, video, drawing, painting, literature) brought by the so-called "digital age".The relevance of this work lies in its investigation of new spaces and possibilities for literature, openedby contemporary technologies. The aim is to contribute to a better understanding of the changes experienced in the reader's perception and enjoyment –and even in the reader's status, now part of the poetic creation. The choice of the present subject was motivated by ongoing concerns about the relationship between man and machine and the social, cultural and individual changes caused by this relationship.Therefore, we shall investigate the art of Nomein its written, sound and gestural images, finding space to conceive such forms as being concomitant with literary elements and taking into consideration Arnaldo Antunes' creative, interactive and multicultural forms. These elements (writing, sound, gesture), combined with technology, allow the poetic persona great freedom of creative transformations. |
Palavras-chave: | Arte Poesia Tecnologia Arnaldo Antunes Art Poetry Technology Arnaldo Antunes |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/JF) |
Sigla da Instituição: | CES/JF |
Departamento: | - |
Programa: | - |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/6529 |
Data do documento: | 15-Jun-2015 |
Aparece nas coleções: | PROQUALI - Dissertações |
Os itens no repositório estão protegidos por licenças Creative Commons, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.