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dc.contributor.advisor1Mendes, Moema Rodrigues Brandão-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6658007699398800pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Maria Andréia de Paula-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7552317392777753pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Anderson Luiz da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6439260030061451pt_BR
dc.creatorBartels, Mirian-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8960872760839478pt_BR
dc.date.accessioned2018-04-03T19:08:49Z-
dc.date.available2018-04-03-
dc.date.available2018-04-03T19:08:49Z-
dc.date.issued2012-12-17-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/6534-
dc.description.abstractNuma e a ninfa, a novel from the pre-modernist writer Afonso Henriques de Lima Barreto, was published in 1915, and its basis was the namesake short story “Numa e a ninfa” and Aventuras do Dr. Bogóloff, published in 1911 and 1912, respectively. This thesis was developed under different views that, however, interrelate with each other: the first view, this research’s basis, is related to the transtextuality theory by Gérard Genette: Numa e a ninfa, the novel, is a hypertext, and the others “Numa e a ninfa”, the short story, and Aventuras do Dr. Bogóloff, the chronicle, are both hypotexts. Both the source texts and the target text allowed the use of the social-political context in the beginning of the Republic, which has the nature of complaint in the stage of the literary display. Another view, not the least, has beheld the New Criticism theory, which evaluates the narrative factors, confirming the importance of researching a literary text beneath the perspective of its structure. Both analysis are additional and show Lima Barreto's genuine writing in the beginning of the twentieth century.pt_BR
dc.description.resumoNuma e a ninfa, obra do escritor pré-modernista Afonso Henriques de Lima Barreto, foi publicada em 1915, tendo como alicerces o conto homônimo “Numa e a ninfa” e Aventuras do Dr. Bogóloff, publicados em 1911 e 1912, respectivamente. Esta dissertação foi desenvolvida sob distintos olhares, que, entretanto, inter-relacionam-se: o primeiro olhar, fundamento desta pesquisa, volta-se para a teoria da transtextualidade de Gérard Genette: Numa e a ninfa, o romance, é hipertexto, enquanto os demais “Numa e a ninfa”, o conto, e Aventuras do Dr. Bogóloff, a crônica, são hipotextos. Tanto os textos de partida quanto o texto de chegada permitiram o aproveitamento do contexto sociopolítico do início da República, que tem o caráter de denúncia no palco da exibição literária. Um outro olhar, não menos importante, contemplou a teoria da Nova Crítica, que avalia os elementos da narrativa, confirmando a importância de se pesquisar um texto literário sob a ótica da sua estrutura. Ambas as análises são complementares e expõem a escritura genuína de Lima Barreto nos primórdios do século XX.pt_BR
dc.description.sponsorshipPROQUALI (UFJF)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherCentro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/JF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.department-pt_BR
dc.publisher.program-pt_BR
dc.publisher.initialsCES/JFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLima Barretopt_BR
dc.subjectNuma e a ninfapt_BR
dc.subjectAventuras do Dr. Bogóloffpt_BR
dc.subjectTranstextualidadept_BR
dc.subjectNova críticapt_BR
dc.subjectLima Barretopt_BR
dc.subjectNuma e a ninfapt_BR
dc.subjectAventuras do Dr. Bogóloffpt_BR
dc.subjectTranstextualitypt_BR
dc.subjectNew criticismpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.titleAs versões de Numa e a ninfa e o intermediário Aventuras do Dr. Bogóloff: palco de exibição literária do escritor Afonso Henriques de Lima Barretopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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