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dc.contributor.advisor1Guerra, Márcio de Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7660834171810480pt_BR
dc.contributor.referee1Ribeiro, José Luiz-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9613425527052553pt_BR
dc.contributor.referee2Coutinho, Iluska Maria da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7068648540073233pt_BR
dc.creatorAssis, Ricardo Rodrigues de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3511735161432095pt_BR
dc.date.accessioned2018-04-10T13:21:57Z-
dc.date.available2018-04-09-
dc.date.available2018-04-10T13:21:57Z-
dc.date.issued2018-02-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/6639-
dc.description.abstractThis research refers to the investigation of a field arisen in the interface between media and religion and aims to point out the discursive mechanisms engaged by some religious leaders in their preaching in open television programs, besides understanding the possible similarities and differences of these mechanisms. This contact between seemingly distinct symbolic fields (FOUCAULT, 1979; BOURDIEU, 1989) has allowed the reconfiguration of both religious and media spheres, (ASSMANN, 1986, CUNHA, 2002, 2007), considering the subject in question, faithful, inserted in the neoliberal conception (DARDOT; LAVAL, 2016). Thus, we have used the Discourse Analysis from French affiliation, with respect, above all, to the concepts of discursive formation, enunciation and enunciative scene and formation of meaning (ORLANDI, 1987, 1996, 2005, 2009; MAINGUENEU, 2015) in order to analyze the mentioned discourses given by the religious leaders, namely, Divaldo Pereira Franco, Spiritist; Valdemiro Santiago, Neopentecostal; and Father Marcelo Rossi, Catholic in their programs, respectively, "Talking to Divaldo", " Power of God Sunday Service " and "Holy Mass with Father Marcelo". Nonverbal structuring words, such as gestural, vocal and camera movement, were also considered in order to better understand the discourse in its television context. The surveys have pointed to discursive nuclei in common, especially when one observes the media possibilities, and to certain discursive deviations, when paying attention to the religious character inherent to each program in question.pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa se refere à investigação de um campo surgido na interface entre mídia e religião e tem por objetivos apontar os mecanismos discursivos acionados por algumas lideranças religiosas em suas pregações em programas abertos de televisão, além de compreender as possíveis similitudes e diferenças desses mecanismos. Esse contato entre campos simbólicos aparentemente distintos (FOUCAULT, 1979; BOURDIEU, 1989) permite a reconfiguração de ambas as esferas, a religiosa e a midiática (ASSMANN, 1986, CUNHA, 2002, 2007), considerando o sujeito em questão, fiel, inserido na concepção neoliberal (DARDOT; LAVAL, 2016). Assim, utilizou-se a Análise de Discurso de filiação Francesa, no que diz respeito, sobretudo, aos conceitos de formação discursiva, enunciado e cena enunciativa e formação de sentido (ORLANDI, 1987, 1996, 2005, 2009; MAINGUENEU, 2015) a fim de analisar os referidos discursos proferidos pelos líderes religiosos, quais sejam, Divaldo Pereira Franco, espírita; Valdemiro Santiago, neopentecostal; e Padre Marcelo Rossi, católico em seus programas, respectivamente, “Conversando com Divaldo”, “culto Dominical do Poder de Deus” e “Santa Missa com Padre Marcelo”. Considerou-se, também, os dizeres estruturantes não-verbais, como gestual, vocal e movimentação de câmera, no intuito de melhor compreender o discurso em seu contexto televisivo. Os levantamentos apontam para núcleos discursivos em comum, principalmente quando se observam as possibilidades midiáticas, e para certos desvios discursivos, ao se atentar para o caráter religioso inerente a cada programa em questão.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicação Socialpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectReligiãopt_BR
dc.subjectMidiatizaçãopt_BR
dc.subjectTelevisãopt_BR
dc.subjectAnálise de Discursopt_BR
dc.subjectReligionpt_BR
dc.subjectMidiatizationpt_BR
dc.subjectTelevisionpt_BR
dc.subjectDiscourse Analysispt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
dc.titleAnálise de discurso religioso: mecanismos acionados por líderes religiosos nas pregações em programas de televisãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Comunicação (Dissertações)



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