https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/664
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
alessandrasixeldaibert.pdf | 788.73 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Clase: | Dissertação |
Título : | O discurso narrativo, seu componente avaliativo e a expressão do self em aulas de língua inglesa |
Autor(es): | Daibert, Alessandra Sixel |
Orientador: | Weiss, Denise Barros |
Miembros Examinadores: | Salgado, Ana Cláudia Peters |
Miembros Examinadores: | Pereira, Telma Cristina de Almeida Silva |
Miembros Examinadores: | Sant'Anna, Vera Lúcia de Albuquerque |
Miembros Examinadores: | Silva, Marta Cristina da |
Resumo: | Este trabalho objetiva abordar a dimensão interacional do discurso narrativo, mais especificamente sob a forma de relatos de experiência pessoal. Norteados pelos pressupostos teóricos da Sociolinguística Interacional, voltamo-nos, principalmente, para seu aspecto propiciador da reconfiguração de nossas identidades múltiplas enquanto sujeitos sociais, ainda que inseridos em um ambiente institucional como a sala de aula. Procuramos demonstrar que, por sua ambivalência, o discurso narrativo não só pode ser usado como uma ferramenta de ensino para desenvolver competências linguísticas, mas também como um recurso de linguagem para a interação social empregado pelos participantes do evento interacional aula de Língua Estrangeira. |
Resumen : | This work aims at approaching the interactional dimension of narrative discourse, specifically in the form of reports of personal experience. Guided by theoretical assumptions of Interactional Sociolinguistics, we turn mainly to its function to provide the reconfiguration of our multiple identities as social subjects even inserted in an institutional setting such as the classroom. We seek to demonstrate that, by its ambivalence, the narrative discourse not only can be used as a teaching tool to develop language skills but also as a language resource for social interaction applied by the participants of the interactional event known as Foreign Language lesson. |
Palabras clave : | Discurso narrativo Identidade Língua estrangeira Ensino Interação Narrative discourse Identity Foreign language Teaching Interaction |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora |
Sigla de la Instituición: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Letras |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Letras: Linguística |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/664 |
Fecha de publicación : | 6-feb-2014 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado em Linguística (Dissertações) |
Los ítems de DSpace están protegidos por licencias Creative Commons, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.