Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/664
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
alessandrasixeldaibert.pdf788.73 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Dissertação
Título : O discurso narrativo, seu componente avaliativo e a expressão do self em aulas de língua inglesa
Autor(es): Daibert, Alessandra Sixel
Orientador: Weiss, Denise Barros
Miembros Examinadores: Salgado, Ana Cláudia Peters
Miembros Examinadores: Pereira, Telma Cristina de Almeida Silva
Miembros Examinadores: Sant'Anna, Vera Lúcia de Albuquerque
Miembros Examinadores: Silva, Marta Cristina da
Resumo: Este trabalho objetiva abordar a dimensão interacional do discurso narrativo, mais especificamente sob a forma de relatos de experiência pessoal. Norteados pelos pressupostos teóricos da Sociolinguística Interacional, voltamo-nos, principalmente, para seu aspecto propiciador da reconfiguração de nossas identidades múltiplas enquanto sujeitos sociais, ainda que inseridos em um ambiente institucional como a sala de aula. Procuramos demonstrar que, por sua ambivalência, o discurso narrativo não só pode ser usado como uma ferramenta de ensino para desenvolver competências linguísticas, mas também como um recurso de linguagem para a interação social empregado pelos participantes do evento interacional aula de Língua Estrangeira.
Resumen : This work aims at approaching the interactional dimension of narrative discourse, specifically in the form of reports of personal experience. Guided by theoretical assumptions of Interactional Sociolinguistics, we turn mainly to its function to provide the reconfiguration of our multiple identities as social subjects even inserted in an institutional setting such as the classroom. We seek to demonstrate that, by its ambivalence, the narrative discourse not only can be used as a teaching tool to develop language skills but also as a language resource for social interaction applied by the participants of the interactional event known as Foreign Language lesson.
Palabras clave : Discurso narrativo
Identidade
Língua estrangeira
Ensino
Interação
Narrative discourse
Identity
Foreign language
Teaching
Interaction
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Letras
Programa: Programa de Pós-graduação em Letras: Linguística
Clase de Acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/664
Fecha de publicación : 6-feb-2014
Aparece en las colecciones: Mestrado em Linguística (Dissertações)



Los ítems de DSpace están protegidos por licencias Creative Commons, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.