Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/664
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
alessandrasixeldaibert.pdf788.73 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Dissertação
Título: O discurso narrativo, seu componente avaliativo e a expressão do self em aulas de língua inglesa
Autor(es): Daibert, Alessandra Sixel
Primeiro Orientador: Weiss, Denise Barros
Membro da banca: Salgado, Ana Cláudia Peters
Membro da banca: Pereira, Telma Cristina de Almeida Silva
Membro da banca: Sant'Anna, Vera Lúcia de Albuquerque
Membro da banca: Silva, Marta Cristina da
Resumo: Este trabalho objetiva abordar a dimensão interacional do discurso narrativo, mais especificamente sob a forma de relatos de experiência pessoal. Norteados pelos pressupostos teóricos da Sociolinguística Interacional, voltamo-nos, principalmente, para seu aspecto propiciador da reconfiguração de nossas identidades múltiplas enquanto sujeitos sociais, ainda que inseridos em um ambiente institucional como a sala de aula. Procuramos demonstrar que, por sua ambivalência, o discurso narrativo não só pode ser usado como uma ferramenta de ensino para desenvolver competências linguísticas, mas também como um recurso de linguagem para a interação social empregado pelos participantes do evento interacional aula de Língua Estrangeira.
Abstract: This work aims at approaching the interactional dimension of narrative discourse, specifically in the form of reports of personal experience. Guided by theoretical assumptions of Interactional Sociolinguistics, we turn mainly to its function to provide the reconfiguration of our multiple identities as social subjects even inserted in an institutional setting such as the classroom. We seek to demonstrate that, by its ambivalence, the narrative discourse not only can be used as a teaching tool to develop language skills but also as a language resource for social interaction applied by the participants of the interactional event known as Foreign Language lesson.
Palavras-chave: Discurso narrativo
Identidade
Língua estrangeira
Ensino
Interação
Narrative discourse
Identity
Foreign language
Teaching
Interaction
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Letras
Programa: Programa de Pós-graduação em Letras: Linguística
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/664
Data do documento: 6-Fev-2014
Aparece nas coleções:Mestrado em Linguística (Dissertações)



Os itens no repositório estão protegidos por licenças Creative Commons, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.