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dc.contributor.advisor1Oliveira, Luiz Ademir de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4709297T1pt_BR
dc.contributor.referee1Leal, Paulo Roberto Figueira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4739186U3pt_BR
dc.contributor.referee2Panke, Luciana-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794615Z6pt_BR
dc.creatorGomes, Vinícius Borges-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4381614D1pt_BR
dc.date.accessioned2018-05-07T15:22:05Z-
dc.date.available2018-05-04-
dc.date.available2018-05-07T15:22:05Z-
dc.date.issued2018-02-28-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/6730-
dc.description.abstractThe communication and political fields have had their boundaries increasingly indefinite, as a media space has developed, above all with the growth of a massive and far-reaching media. The mediatization of society implies new relationships and interdependence forms, which certainly alters the political arena – the information flux and images construction goes through an influences and diverse communicative modes network. In this way, political institutions, including political parties, developed their narratives in a mediatized environment, which questions their very importance as representation instruments. This question is conjunctural in Brazil. Since 2014, the year of presidential elections, a political and institutional crisis of historical proportions has deepened. The impeachment of elect-president Dilma Rouseff altered the country’s democratic normality and was followed by a general displeasure by the population towards the political class - popular dissatisfaction process initiated since the 2013 Days. In this respect, this study questions how the most traditional political parties of the country built their narratives in the Free Party Advertisements (FPA) – if, by reason of the representation crisis, they sought to rescue aspects related to historical memory, as instruments of legimation of their actions. The analysis contents selects all featured advertisements from 2014 to 2017 of “Partido dos Trabalhadores (PT)”, “Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB)” and “Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB)”. The application of Content Analysis (BARDIN, 1977), takes place in a qualitive and quantitative strand. Among other subjects and theoretical currents approached, a study of permanent campaign concept is made, from de point of view of power disputes, beyond the elections. It’s also discussed the concept of representation and the crisis of coalition presidentialism, which has a direct link to the analyzed context.pt_BR
dc.description.resumoOs campos da comunicação e da política tiveram suas fronteiras cada vez mais indefinidas, na medida em que se desenvolveu um espaço midiático, sobretudo com o crescimento da mídia massiva e de grande alcance. A midiatização da sociedade implica novas formas de relação e interdependência, que certamente altera a arena política – o fluxo de informações e a construção das imagens passa por uma rede de influências e modos comunicativos diversos. Desta forma, as instituições políticas, inclusive os partidos, desenvolvem suas narrativas numa ambiência midiatizada, que coloca em xeque a própria importância dos mesmos como instrumentos de representação. Esse questionamento é conjuntural no Brasil. Desde 2014, ano de eleições presidenciais, aprofunda-se uma crise política e institucional de proporções históricas. O impeachment da presidenta eleita Dilma Rousseff alterou a normalidade democrática do País e foi acompanhado de um descontentamento generalizado da população para com a classe política – processo de insatisfação popular iniciado desde as Jornadas de 2013. Neste sentido, este trabalho questiona como os partidos mais tradicionais do país construíram suas narrativas no espaço da Propaganda Partidária Gratuita (PPG) – se em função da crise de representação, eles buscaram resgatar aspectos ligados à memória histórica como instrumentos de legitimação de suas ações. O corpus de análise seleciona todas as propagandas exibidas entre 2014 e 2017 do Partido dos Trabalhadores (PT), Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) e Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB). A aplicação da Análise de Conteúdo (BARDIN, 1977) se dá numa vertente qualitativa e quantitativa. Dentre outros assuntos e correntes teóricas abordadas, faz-se um estudo do conceito de campanha permanente, aqui aferido sob o ponto de vista das disputas de poder para além das eleições. Também se discute o conceito de representação e a crise do presidencialismo de coalizão, que tem ligação direto ao contexto analisado.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicação Socialpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectComunicação políticapt_BR
dc.subjectPropaganda partidária gratuitapt_BR
dc.subjectPoderpt_BR
dc.subjectCampanha permanentept_BR
dc.subjectMidiatizaçãopt_BR
dc.subjectPolitical communicationpt_BR
dc.subjectFree party advertisementspt_BR
dc.subjectPowerpt_BR
dc.subjectPermanent campaignpt_BR
dc.subjectMidiatizationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
dc.titlePropaganda partidária gratuita: as narrativas dos três maiores partidos no Brasil em tempos de crise de representaçãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Comunicação (Dissertações)



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