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Tipo: Tese
Título: Aprender enquanto travessia: entre banalidades e formações e matemáticas e línguas e peles e escritas... uma vida
Autor(es): Oliveira, Marta Elaine de
Primeiro Orientador: Clareto, Sônia Maria
Membro da banca: Rotondo, Margareth Aparecida Sacramento
Membro da banca: Ferrari, Anderson
Membro da banca: Santos, João Ricardo Viola dos
Membro da banca: Miarka, Roger
Resumo: A presente tese acontece na composição entre banalidades, formações, matemáticas, línguas, escritas e vida. Procura exercitar como operar com educação, com educação matemática e com formação de professores, de tal modo que o foco esteja nos movimentos produzidos em salas de aula, no aprender enquanto travessia, na produção formativa e existencial, no sentido de existir. A educação matemática é presentificada, nessa tese, enquanto acontecimentos para além e para aquém do ensinar e aprender conteúdos matemáticos. A matemática vem como uma linha de um aprender. Com esta tese, desconfia-se da língua, da pele e da aprendizagem que são naturalizadas. E assim, embala-se na invenção de uma língua que repousa em banalidades, que insiste nas banalidades e, com elas, inventa-se e exercita-se uma formação de professores que ensinam matemática enquanto travessia. Questiona-se: o que acontece quando banalidades são trazidas à discussão em formação de professores e em educação matemática? Que linhas tramam um aprender enquanto travessia em banalidades da vida? Aposta-se na composição de textos que problematizam a sala de aula de matemática, a formação de professores e a vida de um professor, fazendo operar no funcionamento de uma escrita que se coloca pelo meio, que se expõe e dispõe-se em textos que estão no entre de dois movimentos de escrita: “Diário de Banalidades” e “Aprender Enquanto Travessia”, produzindo-se em uma política de narratividade que tem implicações éticas, estéticas e políticas nos modos de fazer pesquisa. Essa política de narratividade é tomada junto a Deleuze e Nietzsche, principalmente. Com esses autores, tem-se a constituição da noção de pensamento como uma força afirmadora da vida. Assim, o que nos força a pensar é a própria vida.
Abstract: The present thesis happens in the composition between banalities, formations, mathematics, languages, writings and life. It seeks to exercise how to operate with education, mathematics education and with teacher training, so that the focus is on the movements produced in the classrooms, on learning while crossing, on formative and existential production, on the sense of existing. Mathematical education is represented, in this thesis, while developments for beyond and in addition to teaching and learning mathematical contents. Mathematics comes as a line of learning. With this thesis, it is suspicious of a language, skin and learning that are naturalized. And so, being packed with the invention of a language that rests on banalities, which insists on banalities and with them, a training of teachers who teach mathematics while crossing is invented and exercised. It is questioned: what happens when banalities are brought to the discussion in teacher training and in mathematics education? What lines plot learning while crossing in banalities of life? It bes on the composition of texts that problematize the mathematics classroom, the teacher training and the life of a teacher, making it work in the operation of a writing that puts itself in the middle, which exposes and disposes itself in texts that are in the between of two writing movements: "Diary of banalities" and "Learn while crossing", producing in a policy of narrativity that has ethical, aesthetic and political implications in the modes of doing research. This policy of narrativity is, mainly, taken with Deleuze and Nietzsche. With these authors, it has the constitution of the notion of thought as a force of affirmation of life. So, what forces us to think is the own life
Palavras-chave: Aprender
Formação
Matemática
Escrita
Sala de aula
Learning
Training
Mathematics
Writing
Classroom
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/6747
Data do documento: 4-Abr-2018
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação (Teses)



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