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dc.contributor.advisor1Lemos, Daniel Cavalcanti de Albuquerque-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4770304E9pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, José Cláudio Sooma-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4777463J4pt_BR
dc.contributor.referee2Lopes, Jader Janer Moreira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4772462H4pt_BR
dc.creatorMaurício, Rafaela Cristina Lopes-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2018-05-24T14:42:20Z-
dc.date.available2018-05-23-
dc.date.available2018-05-24T14:42:20Z-
dc.date.issued2015-12-11-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/6812-
dc.description.abstractThe current work has the objective of analyzing the speeches produced about the teaching conduct – noticing, especially, how the good professor’s discourse has been built, proceeding from the assumption that it comes from the articulation between the power spaces that allow and legitimate its enunciation, with the bundles of relations that supports and gives it recognition. For doing so, we will resort to the actions of continued training of the literacy teachers, set up by the National Pact for Literacy at the Right Age (Pnaic), a program of the Federal Government which establishes an articulated formal commitment between the Distrito Federal, the states and cities of the Brazilian territory, to assure that all the children are taught how to read and write until the age of eight, or at the end of the 3rd year of the Ensino Fundamental, with the intention to make us perceive the school’s legislation as a widely used source in the education researches, emphasizing the necessity and the care of handling that type of specific source, leaving behind its mechanical transpositions and/or the understanding of it as an ingenuous form, as far as it is a result of debates and disputes, that comes from a dialogue with the society, the traditions and customs. The critical approach of the speech of the “good” professor implicit in the formative patterns has become important once the governmental instances understand that this professional is necessarily built by means of formation. Besides that, we understand that the “good” conception imposed by the State does not remain unaffected, but suffers alterations in accordance with the political, economic and social necessities and interests.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo analisar os discursos produzidos acerca da conduta docente, percebendo, principalmente, como o discurso do “bom professor” foi sendo construído. Partimos do pressuposto de que esse discurso está articulado a espaços de poder que permitem e legitimam sua enunciação e a feixes de relações que lhe conferem reconhecimento. Para tanto, recorremos às ações de formação continuada para os professores alfabetizadores, instauradas pelo Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), um programa do governo federal que estabelece um compromisso formal articulado entre o Distrito Federal, os estados e municípios do território brasileiro, com o intuito de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do terceiro ano do ensino fundamental. Entendemos que a legislação escolar vem sendo utilizada largamente como fonte na pesquisa em educação, e ressaltamos a necessidade e o cuidado de se operacionalizar esse tipo de fonte específica, distanciando-se da forma das transposições mecânicas das mesmas e/ou de tomá-la como uma forma ingênua, já que ela é resultado de debates e disputas advindas de um diálogo com sociedade, tradições e costumes. Torna-se relevante abordar criticamente o discurso do “bom professor” implícito nas normatizações formativas, uma vez que as instâncias governamentais compreendem que esse profissional se forja, necessariamente por meio da formação. Além disso, compreendemos que a concepção de “bom”, imposta pelo Estado, não se mantém inalterada, pois sofre mutações de acordo com as necessidades e interesses políticos, econômicos e sociais.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBom professorpt_BR
dc.subjectPacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certapt_BR
dc.subjectFormação de professores alfabetizadorespt_BR
dc.subjectGood teacherpt_BR
dc.subjectNational Pact for Literacy at the Right Agept_BR
dc.subjectLiteracy teachers trainingpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleO discurso do “bom professor”: habilidades e competências na perspectiva do pacto nacional pela alfabetização na idade certapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Educação (Dissertações)



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