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dc.contributor.advisor1Roos, Jonas-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4705960Z0pt_BR
dc.contributor.referee1Pires, Frederico Pieper-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4777248H7pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Rômulo Gomes de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4444049T9pt_BR
dc.creatorOliveira, Fernanda Maria Leite Winter de-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4328175Y5pt_BR
dc.date.accessioned2018-05-24T17:50:02Z-
dc.date.available2018-05-23-
dc.date.available2018-05-24T17:50:02Z-
dc.date.issued2018-02-28-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/6817-
dc.description.abstractThis Thesis intends to analyze the relation between subjectivity and Christianity in Søren Aabye Kierkegaard‟s thought. This consideration begins with the kierkegaardian claim of Christianity as a subjective issue and its corresponding objection to an objective consideration of Christian concepts. Socrates will be presented as an important influence in the writings of the Danish philosopher, also in regard to the theme of subjectivity. It will be examined through the pseudonymous authors Climacus, Haufiniennses and Anti-Climacus, how the kierkegaardian anthropology, based in Christian categories such as sin and faith, understands that subjectivity is untruth and that it can only become truth through establishing a relationship with God, i.e., with the Christian paradox of the God-man. In the second chapter, the interrelation of subjectivity and faith, especially through the work Fear and Trembling, will be analyzed and, by reflecting upon the dialectic “despair and faith” / “sin and faith” from The Sickness unto Death, faith will be emphasized as the very possibility of becoming oneself / becoming subjective. The third chapter will present the process of becoming subjective as an ethical-religious task, especially through the Concluding Unscientific Postscript to Philosophical Fragments. Love will be subsequently analyzed, through Works of Love, as a fundamental aspect of the ethical-religious task and, the process of becoming subjective will be emphasized as the task of becoming a loving person. Finally we are going to reflect on how the task of becoming subjective becomes also an intersubjective task when connected to love.pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação pretende analisar a relação entre subjetividade e cristianismo no pensamento de Søren Aabye Kierkegaard. Essa reflexão inicia-se com a reivindicação kierkegaardiana de que o cristianismo é um problema subjetivo e com sua consequente oposição a um tratamento objetivo dos conceitos cristãos. Sócrates será apresentado como importante influência sobre a obra do pensador dinamarquês, inclusive sobre o tema da subjetividade. Será analisado através dos pseudônimos Climacus, Haufinienses e Anti-Climacus, de que modo a antropologia kierkegaardiana, fundamentada em categorias cristãs, como aquelas do pecado e da fé, compreende que a subjetividade é a não-verdade e que ela só pode tornar-se a verdade através da relação com Deus, isto é, com o paradoxo cristão do Deus-Homem. No segundo capítulo será analisada a inter-relação entre subjetividade e fé, especialmente a partir da obra Temor e Tremor e, a partir de uma reflexão sobre a dialética “desespero e fé” / “pecado e fé” em A Doença para a Morte, a fé será enfatizada como a própria possibilidade do tornar-se si mesmo/tornar-se subjetivo. O terceiro capítulo apresentará o processo do tornar-se subjetivo como uma tarefa ético-religiosa, especialmente a partir do Pós-Escrito às Migalhas Filosóficas. Posteriormente, o amor será analisado, a partir de As Obras do Amor, como aspecto fundamental da tarefa ético-religiosa, e o processo do tornar-se subjetivo será enfatizado como a tarefa do tornar-se amoroso. Por fim, iremos refletir sobre como a tarefa do tornar-se subjetivo passa a ser também uma tarefa intersubjetiva quando vinculada ao amor.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICH – Instituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ciência da Religiãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSubjetividadept_BR
dc.subjectpt_BR
dc.subjectTornar-se subjetivopt_BR
dc.subjectAmorpt_BR
dc.subjectIntersubjetividadept_BR
dc.subjectSubjectivitypt_BR
dc.subjectFaithpt_BR
dc.subjectBecoming subjectivept_BR
dc.subjectLovept_BR
dc.subjectIntersubjectivitypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.titleO tornar-se subjetivo e a interdependência dos conceitos de cristianismo e subjetividade na filosofia de Kierkegaardpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Ciência da Religião (Dissertações)



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