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dc.contributor.advisor1Camurça, Marcelo Ayres-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4786439H3pt_BR
dc.contributor.referee1Daibert Júnior, Robert-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4760097U7pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Rubens Alves da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4786199U7pt_BR
dc.creatorRabello, Kelly Araújo-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2018-05-24T17:56:40Z-
dc.date.available2018-05-23-
dc.date.available2018-05-24T17:56:40Z-
dc.date.issued2018-02-16-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/6819-
dc.description.abstractThe contact between European Christianism and African religiosities took place prior to the African Diaspora, developing into an African Christianism. In Colonial Brazil, it was inserted into the popular Catholicism spread by the black religious Brotherhoods, most of all in Minas Gerais, where to this day the Congados and Reinados are still carried out. To understand the interfaces of the religious experiences as from a specific case study, the Congado de Bela Vista de Minas, constitutes this research’s purpose. While having a Christian Catholic guidance, the religious experiences of the congadeiros from Bela Vista, expressed in their rituals and narratives, have connections with elements that go beyond the contours of Roman Apostolic Catholicism. Additionally to the pursuit of the holy, through their festivities in devotion to Our Lady of the Rosary, the partakers experience the dislocation of individual and collective identities. Thus, through fieldworks, execution of semi-structured interviews, consults to primary sources, ethnographic description and bibliographic review, this thesis addresses, mainly, the thematic involving religious syncretism and religious identities.pt_BR
dc.description.resumoO contato entre o cristianismo europeu e as religiosidades africanas se deu anteriormente à diáspora negra, desdobrando-se em um Cristianismo Africano. No Brasil Colonial, inseriu-se ao catolicismo popular difundido pelas Irmandades religiosas negras, sobretudo em Minas Gerais, onde ainda hoje são executados os Congados e Reinados. Compreender as interfaces das experiências religiosas a partir de um estudo de caso específico, o Congado de Bela Vista de Minas, constitui-se o objetivo desta pesquisa. Apesar de uma condução cristã católica, as experiências religiosas dos congadeiros belavistanos, expressas em seus rituais e narrativas, trazem relações com elementos que extrapolam os contornos do Catolicismo Apostólico Romano. Além da busca pelo sagrado, através dos seus festejos de devoção a Nossa Senhora do Rosário, os participantes vivenciam o deslocamento de identidades individuais e coletivas. Assim, através dos trabalhos de campo, realização de entrevistas semiestruturadas, consultas às fontes primárias, descrição etnográfica e revisão bibliográfica, nesta dissertação aborda-se, principalmente, as temáticas que envolvem o sincretismo religioso e as identidades religiosas.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICH – Instituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ciência da Religiãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCongadopt_BR
dc.subjectSincretismo religiosopt_BR
dc.subjectIdentidades religiosaspt_BR
dc.subjectCongadopt_BR
dc.subjectReligious syncretismpt_BR
dc.subjectReligious identitiespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.titlePelo sinal da cruz, ao som do tambor: interfaces da experiencia religiosa no Congado belavistanopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Ciência da Religião (Dissertações)



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