https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/6976
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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anacarolinadesouzacaetano.pdf | 2.71 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Clase: | Dissertação |
Título : | Discussão de uma agenda pública para bibliotecas universitárias federais: o foco na pós-graduação e pesquisa pelo olhar mineiro |
Autor(es): | Caetano, Ana Carolina de Souza |
Orientador: | Fernandes, Geni Chaves |
Miembros Examinadores: | Calil Júnior, Alberto |
Miembros Examinadores: | Lima, Márcia Heloísa Tavares de Figueiredo |
Miembros Examinadores: | Moraes, Miriam Gontijo de |
Miembros Examinadores: | Freitas, Lídia Silva de |
Resumo: | Trata do levantamento de temas para a formação de uma agenda pública para as bibliotecas universitárias federais brasileiras, no que concerne ao atendimento das necessidades informacionais da pós-graduação e da pesquisa. Utilizou-se por método a revisão bibliográfica do tema das políticas públicas para as bibliotecas universitárias, recuperando a visão dos bibliotecários e a dos pesquisadores sobre estas no prisma abordado, e também um estudo investigativo que teve por subdivisão as áreas de fontes de informação e seu acesso, atendimento da biblioteca, planejamento e ação da biblioteca e formação de agenda. Os participantes da pesquisa foram alunos, professores e bibliotecários de três áreas do conhecimento e de dez universidades federais mineiras. Foram identificados e analisados os principais problemas que a biblioteca universitária sofre atualmente para atender a pósgraduação e a pesquisa e se construiu uma proposta de agenda baseada nesse panorama. Mapearam-se como possíveis ações para minorar a problemática, com alguns indicativos de sua efetivação, a capacitação dos bibliotecários, a constituição de infraestrutura para construção de repositórios institucionais acadêmicos, a elaboração de critérios para avaliação de bibliotecas acadêmicas, o desenvolvimento de coleções para pesquisa e pós-graduação, o planejamento de serviços, a capacitação de usuários, o registro de políticas da biblioteca e meios de quantificação de seus efeitos. |
Resumen : | This survey of the themes for the formation of a public agenda for brazilian federal university libraries in regard to meeting the information needs of graduate studies and research. Method was used by the bibliographic review of public policies for university libraries, recovering the vision of librarians and researchers on these approached the prism, and also had an investigative study by subdividing the areas of information sources and their access, call the library, planning and action library and training agenda. Survey participants were students, teachers and librarians three knowledge areas and ten mining federal universities. Were identified and analyzed the main problems that the university library currently suffer to meet the postgraduate and research and built a proposed schedule based on these figures. Is mapped as possible actions to alleviate the problem, with some indications of its effectiveness, the training of librarians, the creation of infrastructure for construction of academic institutional repositories, the development of criteria for evaluating academic libraries, collection development for research and graduate, planning services, user training, registration of library policies and means of quantifying their effects. |
Palabras clave : | Formação de agenda política Bibliotecas universitárias Função da biblioteca universitária Função do bibliotecário Pós-graduação e pesquisa Políticas públicas Formation of political agenda University libraries Function of the university library Role of the librarian Postgraduate and research Public policies |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla de la Instituición: | UNIRIO |
Departamento: | - |
Programa: | - |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/6976 |
Fecha de publicación : | 27-feb-2014 |
Aparece en las colecciones: | PROQUALI - Dissertações |
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