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dc.contributor.advisor1Pieper, Frederico-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4777248H7pt_BR
dc.contributor.referee1Roos, Jonas-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4705960Z0pt_BR
dc.contributor.referee2Ribeiro, Claudio de Oliveira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4703975P3pt_BR
dc.creatorAbijaudi, André Yuri Gomes-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4315748Y3pt_BR
dc.date.accessioned2018-08-28T12:10:09Z-
dc.date.available2018-08-27-
dc.date.available2018-08-28T12:10:09Z-
dc.date.issued2018-05-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/7087-
dc.description.abstractThe purpose of this dissertation is to analyze how Paul Tillich understands and relates the concepts of love and ontology in his various works. It is possible to perceive throughout the text that Tillich presents love as an ethical principle and ontological foundation and, therefore, brings with it many ambiguities. In this way, he explores the concept of love from what he calls "different qualities", taking as reference the greek understandings of eros, philia, epithymia (or libido) and agape. The hypothesis that guides this work is that there is a line of reasoning present in Tillich's thought, which seems at all times to insist on overcoming the ambiguities of life and the fragmentary character to which the human being is subjected. Hence, essential questions such as his understanding of ontology, his understanding of the importance of myth in religious language, and his interpretation of the fall as the transition from the essence to the existence that results in existential alienation are discussed. But the focus of the dissertation is to explore how Tillich presents the power of love as one that reunites human being to God, the foundation of his being; with his neighbor; and especially with himself. Finally, the text exposes how Tillich understands that the relationship between agape and eros is essential for understanding love as a single and indivisible force, capable of closing the ambiguities of life and presenting itself as grace to the human being, opening possibilities for overcoming the laws and the problematic of the contextualization of ethics in the historical transitions of the world.pt_BR
dc.description.resumoO objetivo desta dissertação é analisar como Paul Tillich compreende e relaciona os conceitos de amor e ontologia em suas diversas obras. É possível perceber no decorrer do texto que Tillich apresenta o amor enquanto princípio ético e fundamento ontológico e, por isso, traz consigo muitas ambiguidades. Desta forma, ele explora o conceito de amor a partir daquilo que chama “diferentes qualidades”, tomando como referência as compreensões gregas de eros, philia, epithymia (ou libido) e agápe. A hipótese que norteia este trabalho é que há uma linha de raciocínio presente no pensamento de Tillich, que parece a todo momento insistir na superação das ambiguidades da vida e do caráter fragmentário ao qual está sujeito o ser humano. Por isso, discute-se questões essenciais como seu entendimento sobre ontologia, sua compreensão sobre a importância do mito na linguagem religiosa e sua interpretação da queda como a transição da essência para a existência que resulta na alienação existencial. Mas o foco da dissertação é explorar como Tillich apresenta o poder do amor como aquele que reúne o ser humano com Deus, fundamento de seu ser; com seu próximo; e, principalmente, consigo mesmo. Por fim, o texto expõe como Tillich compreende que a relação entre agápe e eros é essencial para se compreender o amor como uma força una e indivisível, capaz de encerrar as ambiguidades da vida e se apresentar como graça ao ser humano, abrindo possibilidades de superação das leis e da problemática da contextualização da ética nas transições históricas do mundo.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICH – Instituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ciência da Religiãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAmorpt_BR
dc.subjectOntologiapt_BR
dc.subjectEssênciapt_BR
dc.subjectExistênciapt_BR
dc.subjectQuedapt_BR
dc.subjectAgápept_BR
dc.subjectErospt_BR
dc.subjectFragmentaçãopt_BR
dc.subjectAmbiguidadespt_BR
dc.subjectLovept_BR
dc.subjectOntologypt_BR
dc.subjectEssencept_BR
dc.subjectExistencept_BR
dc.subjectFallpt_BR
dc.subjectAgapept_BR
dc.subjectErospt_BR
dc.subjectFragmentationpt_BR
dc.subjectAmbiguitiespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.titleUma ontologia do amor: a reunião dos separados e a superação da vida fragmentada a partir de Paul Tillichpt_BR
dc.title.alternativeAn ontology of love: the reunion of the separated and the overcoming of fragmented life from Paul Tillichpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Ciência da Religião (Dissertações)



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